terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como ser feliz em 2012

Todos os dias, especialmente nos últimos tempos, somos confrontados com más notícias, estados de espírito negativos e desesperança face ao futuro. Será que isso é sinal de que não podemos ser felizes?

A verdade é que a felicidade também se aprende, e mesmo que o próximo ano não seja propriamente fácil, há sempre forma de torná-lo mais feliz! Terá, obviamente de trabalhar para isso. Aceita o desafio?

Eis 18 dicas para aumentar a sua felicidade:

1 – Descubra quais as actividades que poderão contribuir para a sua felicidade – Todos somos diferentes, e o que faz uma pessoa feliz pode não ser o melhor para outra. Normalmente, são as actividades que lhe despertam mais interesse, que lhe dão mais prazer e trazem significado à sua vida, que o farão mais feliz. (Se tiver dificuldades em saber quais são, experimente fazer o teste da Dr.ª Sonja Lyubomirsky, que poderá encontrar aqui). Depois passe à prática e vá introduzindo-as na sua vida.

2 - Cultive o optimismo – Valorize os aspectos positivos de cada situação, retire uma lição das situações negativas que lhe acontecem e para a próxima faça melhor, tenha esperança no futuro, substitua pensamentos negativos por positivos (mas realistas, claro).

Verá que tentar ser mais optimista será mais fácil com o tempo, com a prática diária. O motivo para isso, deve-se à neuroplasticidade do cérebro, o que significa que se utilizar mais frequentemente as áreas do cérebro associadas à alegria e bons sentimentos, estas irão desenvolver-se e as suas respostas tenderão a ser mais optimistas.

3 – Procure evoluir enquanto pessoa – Isto implica estudar para melhorar, ler informação credível, ir a seminários, ler biografias inspiradoras, assistir a programas de TV que de algum modo o ensinem a melhorar a sua vida e ir aplicando os seus conhecimentos na prática.

Por exemplo, estudos confirmam que a sensação de ter controlo sobre a sua vida o fará mais feliz. Que tal ler um livro sobre finanças pessoais, e aplicar as suas dicas no dia-a-dia? Certamente melhorará este aspecto da sua vida.

4 – Aumente a sua auto-estima – O facto de nos sentirmos confiantes, seguros, competentes, atraentes… são condições que nos permitem lidar melhor com os desafios da vida, e consequentemente, sermos mais felizes. Aprenda a aumentar a sua auto-estima, lendo este post.





5 – Saboreie o presente – É óptimo ter uma visão positiva do passado e ter esperança no futuro, mas não se esqueça de viver também presente. Preste atenção aos prazeres momentâneos que o seu dia-a-dia lhe traz, aprecie a beleza das coisas, programe actividades que sabe à partida lhe trarão alegria. Se quiser conhecer mais sugestões para apreciar o momento presente, espreite este post.









6 – Descubra e concretize o seu propósito de vida – Ter um sentido de missão, realizar aquele trabalho que não considera uma obrigação mas um prazer, no qual fica tão envolvido que até se esquece do tempo a passar… é sem dúvida fundamental para a sua felicidade! Há pessoas que têm uma noção exacta do seu propósito neste mundo, outras nem tanto. Se é o seu caso, garanto que descobri-lo o irá fazer ter outro entusiasmo pela vida. Saiba como neste post.

Após ter a noção exacta da sua paixão, trace um plano, com objectivos específicos e datas para a sua concretização. Quando o deve colocar em prática? A resposta é só uma: hoje.



7 - Assuma o controlo da sua vida – Se sente que tem uma vida desorganizada, estude técnicas de organização e aplique as sugestões na sua vida prática. Se tem falta de tempo, aprenda a dizer não e implemente técnicas de gestão de tempo. Se os seus problemas são financeiros, controle as suas despesas e receitas diariamente, faça planos e cumpra-os. Se não existirem problemas na sua vida, de qualquer modo há sempre modo de a melhorar e de deter mais controlo sobre a mesma. O importante mesmo, e o que o fará mais feliz, é sentir que você é que controla a sua vida e não os outros, o tempo ou dadas circunstâncias.

8 – Simplifique – Identifique o que é realmente importante na sua vida e vá retirando tudo o que lhe dá trabalho e preocupações desnecessárias. Pare de tentar fazer tudo ou de ter tudo. Sabia por exemplo que ter objectos a mais aumentam em média, 40% do trabalho doméstico? Livre-se do supérfluo e cinja-se ao que realmente importa e é necessário.





9 – Rodeie-se de lembranças felizes – A recordação de momentos felizes passados poderá trazer alegria ao nosso presente. Rodeie-se de alguns objectos com significado que evoquem os momentos felizes que já passou (ao contrário do número anterior, estou a falar de objectos com significado para si e não de «tralha»). Para pôr esta sugestão em prática poderá seguir as dicas deste post. Dê igualmente uma espreitadela a um exemplo concreto de como eu incluo elementos na minha decoração, que me recordam os bons momentos passados.

10 – Nutra as suas relações – Nutra os seus relacionamentos, investindo tempo e desfrutando dos mesmos. Não coloque o trabalho sempre em primeiro. Se tiver uma vida demasiado ocupada é fundamental incluir na sua agenda actividades a realizar com a sua família ou com os seus melhores amigos (caso contrário o mais importante poderá ficar sempre para último).








11 - Aproxime-se e conviva com pessoas com alegria de viver – Está provado que as emoções são contagiosas, pelo que é muito fácil começar a pensar negativo se estiver rodeado de pessoas que pensam dessa forma. Deste modo, é fundamental começar a relacionar-se com pessoas alegres e que encaram a vida com positivismo.


12 – Saiba perdoar – A raiva e o ressentimento poderão prejudicá-lo mais a si do que à pessoa que o magoou. Isto não significa que esqueça a situação, que tenha de conviver como se nada tivesse acontecido, ou que diga que perdoa sem efectivamente o sentir, mas sim que tem de seguir em frente.

Constate a inutilidade do sofrimento na sua vida e deixe de se reger por este. Opte por investir o seu tempo em actividades construtivas e positivas. Como refere a psicóloga Maria Helena Matarazzo “(…) o perdão se torna uma possibilidade quando a dor do passado para de reger nossas vidas; (…) perdoar é usar a energia da vida, não para reprimir esses sentimentos, mas para quebrar o ciclo da dor se voltando para o futuro e não machucando outras pessoas como fomos machucados”.

13 – Tenha uma vida espiritual – As pessoas que têm uma vida espiritual activa (e não estou a falar propriamente de ir a uma igreja organizada, mas sim de um sentido profundo e intenso do significado espiritual da vida) têm tendência a ser mais felizes. Converse com Deus, agradeça as suas bênçãos e desabafe em momentos menos bons. Inclua a oração ou meditação na sua rotina, ou se preferir, envolva-se nas actividades da sua igreja.



14 – Aprenda a lidar com os seus problemas – Faz parte da vida enfrentar problemas, desde crises, stress ou até tragédias. No entanto, a forma como lida com eles, poderá ser determinante para a sua felicidade. É normal sentir-se triste e magoado, mas o importante é reagir, ao invés de ficar a remoer do assunto e concentrar-se na busca activa de soluções. Se necessário, leia este post, para lidar melhor com os seus problemas.



15 – Cuide do seu corpo e da sua mente – É difícil ser feliz num corpo doente e numa mente transtornada. Cuide de si! Pratique exercício físico regularmente, adquira hábitos para um sono reparador, faça uma alimentação saudável, aprenda a relaxar… se possível com um sorriso nos lábios.




16 - Dedique algum tempo a si mesmo, diariamente – Conceda algum tempo do seu dia (se necessário memorize na sua agenda) à realização de pequenos prazeres: ler um bom livro, tomar um banho relaxante, cuidar da sua aparência…




17 – Contribua para um mundo melhor – Seja bondoso com os outros, pratique actos de solidariedade. Quando desejamos e fazemos bem a alguém, acabamos por ficar mais felizes.

Por outro lado, envolver-se em causas humanitárias, defender o meio-ambiente, lutar por uma sociedade mais igualitária… implica que está a contribuir para um mundo melhor, onde todos sairão a ganhar.



18 – Sinta-se grato pelo que já tem de bom – Despenda alguns minutos do seu dia a pensar ou escrever sobre o que já tem de bom, celebre as suas conquistas, partilhe o sucesso com as pessoas que lhe são queridas. O enfoque nos aspectos positivos da sua vida, fá-lo-ão mais feliz. Acredite!

Feliz 2012!!



Fotos: Foto 1 – istock; Foto 5 - Danielle Lacerda; Foto 8 – Elle Decor; Foto 11 – Stock Photos; Foto 17 – Xeneras, restantes da Google images, com autores não identificados.

18 comentários:

  1. Como sempre, dicas valiosas :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Bom Ano Mafalda!!! Não se esperam bons ventos em 2012 e 2013, mas não podemos desanimar e ir abaixo. Tenho de ter pensamentos positivos e forças para os momentos menos bons. Obrigada pelas dicas. :)***

    ResponderEliminar
  3. WOW ! These are so beautiful photography .
    This is nice blog and great article .Nice work man........
    Stock Photo

    ResponderEliminar
  4. Sempre com optimas dicas :)

    "simplifique" e torna logo tudo mais fácil

    ResponderEliminar
  5. ADOREI cada uma das dicas!
    Cheias de verdade e sucesso!

    Beijinhos Mafalda

    ResponderEliminar
  6. Ser feliz pode ser muito simples, mas o ser humano tem uma capacidade ilimitada de complicar :)

    Vamos encarar a vida valorizando o que temos. ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Gostei Mafalda!
    Gostei muito.

    E eu acredito na vida
    Acredito num mundo melhor
    Acredito que podemos fazer melhor
    Acredito que podemos ser felizes
    Acredito que existe sempre uma solução para tudo!

    Irei reler este post mais uma vez!

    Beijos
    Obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  8. Excelentes dicas como sempre... tenho de trabalhar bem algumas delas em 2012!

    ResponderEliminar
  9. "Se se construísse a casa da felicidade, a maior divisão seria a sala de espera."

    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Vou começar por fazer a tal lista e pouco a pouco seguir estes conselhos. Sempre que volto de férias de Portugal sinto-me mais em baixo :(
    Obrigada pelas dicas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Já está na minha lista de melhor post do ano!!!
    Perfeita postagem, Mafalda!
    vou copiar e guardar e ler todos os dias de manhã!
    amei!
    adoro vc! ainda vou a portugal te conhecer pessoalmente!
    bjs
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  12. Mafalda, vim retribuir a visita e carinho la com o CASA, amei o post, já compartilhei no Face e quero aprender a perdoar....noto que tenho uma grande dificuldade em perdoar, principalmente as pessoas que me decepcionam.....valeu amiga pelas dicas! Um ótimo ano a vc e que continue assim, a me ensinar .
    Bj e obrigada por tudo viu
    Valeria

    ResponderEliminar
  13. Vou imprimir e ler isto sempre que precise. Adorei o post e Mafalda, muito obrigada por esta partilha. A vida é mesmo feita por objectivos, pena que nos esqueçamos disso facilmente. Bj**

    ResponderEliminar
  14. Obrigada por partilhar estas dicas, gostei muito, Yolanda, Açores

    ResponderEliminar
  15. Olá Mafalda!
    É tudo q precisamos para ter um Ano melhor...
    Bjs!!!
    Feliz 2012,muita paz e prosperidade!!!

    ResponderEliminar
  16. Oi Mafalda,

    Adorei as dicas. Vou tentar segui-las ao longo deste ano. Bjs!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails