quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como apreciar o Inverno

Se for como eu, fugiria do Inverno e do frio a sete pés (se pudesse claro!). Sou daquelas pessoas que ao mínimo raio de luz envolvido em brisa quente, fica com um sorriso nos lábios.

Tentei por isso encontrar alguma beleza no Inverno e, afinal, apercebi-me que este também tem os seus encantos. Eis 15 formas de apreciar o Inverno:

1 - Observar as magníficas paisagens de Inverno - seja aquele nevoeiro a contornar os montes, seja a geada branquinha sobre a relva, ou melhor, a eterna beleza da neve (que no nosso país parece quase mágica, dada a sua raridade);

2 - Envolver-se no espírito natalício -
estou farta de ouvir reclamarem do consumismo do Natal, mas pergunto-me: então e o lado positivo? A comemoração do nascimento de Jesus, as decorações lindíssimas em casa e nas cidades, a alegria das crianças quando encontram presentes debaixo da chaminé;

3 - Apreciar a comida -
quem não se delícia com os sonhos, os coscorões, o perú recheado, o bacalhau...

4 - Beber bebidas quentinhas -
é nestas alturas que me sabe melhor um capuccino cheio de natas, uma boa infusão ou chá, um chocolate quente...

5 - Ler um bom livro debaixo de uma mantinha -
é uma das actividades que me dá mais prazer e se puder ser acompanhado pela dita bebida quente, tanto melhor;

6 - Fazer um banho de imersão quentinho - é tão agradável, especialmente quando chegamos a casa cheios de frio. E para melhorar, que tal fazer uma banheira cheia de espuma, rodeada de velas aromáticas.

7 - Namorar muito - he, he... garanto que nos esquecemos do frio;

8 - Fazer uma sessão de cinema em casa - sim, e aproveitar para ver os filmes que mais adoramos ou os que estamos ansiosos por ver;

9 - Ouvir o crepitar de uma lareira - só a lareira em si já transforma o espaço em algo acolhedor;

10 - Tomar o pequeno-almoço num café cheio de charme - estou a falar daqueles espaços com alguma história, uma decoração perfeita, boa música, manjares deliciosos e com excelente apresentação e, tudo isto num ambiente quentinho;

11 - Adormecer ao som da chuva e do vento - pessoalmente, adoro ficar dentro da caminha e ouvir estes sons, parece que tenho mais consciência do meu conforto;

12 - Confraternizar com os amigos/família em casa - apreciando um bom almoço, colocando a conversa em dia, rindo de aventuras conjuntas;

13 - Redecorar a casa - aproveitando que a vontade de sair é menor, esta pode ser uma óptima ocasião para se desfazer das tralhas, reorganizar o espaço e incluir elementos decorativos que tornem a sua casa mais acolhedora;

14 - Recordar-se dos bons momentos passados - em família pode ver os velhos álbuns de fotografia, espreitar os filmes das férias...

15 - Ir de férias - sim, também é uma opção. Pode fazer umas férias na neve, ir para locais mais quentes, ou ir para os típicos locais de Verão (com piscina interior incluída) que, nesta altura, têm uns preços super-acessíveis.

E é isto, até porque a felicidade também reside na capacidade de ver beleza no ambiente que nos rodeia...

Foto: Mafalda S.

22 comentários:

  1. Querida Mafalda, a felicidade reside em qualquer espaço, em qualquer momento, pois ela reside dentro de nós. Gostoso é nos sentirmos aconchegados com o carinho da família e dos amigos ou com a presença intensa de nós mesmos.
    Adoro o frio mas por aqui não conheço o frio da neve e de meses sem ou com pouco sol, Também preciso da luz, do calor , e vou em sua direção como um passarinho que fica no último galho da árvore abrindo as asas para esquentar antes da noite que se aproxima.
    Por aqui chove sem parar a quase uma semana, tenho sentido falta do sol. Úmida, molhada e barreada, sinto saudade do calorzinho.
    Bom dia.

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro esta altura do ano :) No frio, da chuva, das roupas quentinhas, do Natal, do chá quente :)

    ResponderEliminar
  3. Oi Mafalda,
    É possível ser feliz em qualquer estação.
    Confesso que não gosto muito do frio também, mas sei que é necessário para o bom equilíbrio ambiental e principalmente para a produção de uvas aqui em minha região.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto do muitos "confortos" que o Inverno me dá!

    Da quentuinho das nossas casas que até parecem mais confortaveis nestas alturas.
    De quando vamos á neve...
    Da comida de conforto que nestas altura é uma máximo!

    Mas pronto é isto, podia durar de novembro até ao final de Dezembro e depois já estar calorzinho que ai é tudo tão pratico

    ResponderEliminar
  5. O inverno e o frio também tẽm a sua beleza! Eu gosto de morar num sitio onde as 4 estações estão bem definidas e podemos aproveitar bem o que cada uma nos dá!

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro o Inverno, a chuva, o vento as roupas quentes, a lareira acesa, banhos bem quentes, bebidas a escaldar, o aconchego, o cheiro a terra molhada.
    Com estas dicas vou aprecia-lo ainda mais:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu também sofro com frio, quando morei na região serrana do Rio, imagina o frio dai, mas estou me preparando para encarar tempos de frio. Feliz Natal! Tudo de muito bom para você e sua familia e obrigado pelas mensagens de felicidade que nos trouxe o ano inteiro. Com amor Eliane

    ResponderEliminar
  8. Olá Mafalda. Esse é o verdadeiro sentido da felicidade: dar significado especial ao nosso momento. Um inverno, com essas dicas maravilhosas, torna-se a melhor estação do ano.
    Tem um selinho para você em Mimos 2011. Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Olá! :)

    O importante é ser feliz quer chova quer faça sol! Há quem tenha o frio e sonhe com o calor e vice-versa. Aproveitemos tudo que a vida nos dá, tudo é incrivelmente bom quando sabemos aproveitar :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. É verdade o que falas!
    Nós é que temos a tendência para só ver as coisas menos boas!

    São umas belas dicas! :)

    ResponderEliminar
  11. Se conseguir esquecer os pés gelados, isto pode fazer sentido. Bj**

    ResponderEliminar
  12. Eu acho que cada estação tem a sua beleza :) E Acho que o INVERNO é recolha, conforto, observação e interiorização... O VERÃO é Energia, e vitalidade... Gosto de todas as estações :)

    ResponderEliminar
  13. Belas dicas...namorar é a melhor delas,risos!!

    Ciclos que a natureza presenteia a todo momento, temos que saber apreciar todos!!

    Beijinhos Iluminados!!
    Muita Luz!

    ResponderEliminar
  14. Eu até gosto do inverno, tal como disseste, gosto de ouvir a chuva, o cheiro a terra molhada, de ler um livro enroscada na manta, sentir o calorzinho da lareira, o cacau quente, as comidas, ...

    Bjos

    ResponderEliminar
  15. Ao ler as 15 formas de passar o Inverno, fiz um grande sorriso. Dei comigo a pensar que são 15 excelentes formas de passar o frio e chuva do Inverno. Obrigada pela partilha :D***

    ResponderEliminar
  16. Olá Mafalda!!

    Vim desejar:
    Um Fim de Semana aquecido pelas pessoas que você ama!!
    Paz e Luz!!

    ResponderEliminar
  17. Oi Mafalda!

    A natureza tem sempre algo belo a nos oferecer em cada estação! Desejo um abençoado Natal e um Novo Ano com muita saúde e paz! Fatima Castro Navegar é preciso

    ResponderEliminar
  18. Olá Mafalda!!

    O Blog Luz entra de férias, vim desejar um Natal Feliz e um Ano Novo Prospero!!

    Bençãos Plenas!!
    Até a volta...
    Muita Luzzzzzzzzz

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto do inverno, pelo menos consigo dormir muito melhor do que no verão.

    ResponderEliminar
  20. Olá! Adorei as dicas...se bem que por aqui essa é a época mais quente do ano...
    Adorei as novidades por aqui!
    Bjos

    http://repensandoacoes.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails