terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Balanço das minhas resoluções para 2011

Com o fim do ano a aproximar-se, é chegada a altura de fazer um balanço das resoluções que tomei em Janeiro.

Estou contente com a generalidade dos resultados. Tenho sobretudo consciência de que ter colocado os meus objectivos no papel e traçado um plano para os concretizar, foi fundamental para ter sucesso. Quer dar uma espreitadela aos meus resultados? Ora veja:

««»»

Evolução pessoal:
- Manter a minha pesquisa sobre o tema da felicidade - FEITO;
- Manter este blog actualizado com alguns dados da minha pesquisa - FEITO.

Família:
- Reservar mais tempo diário para estar exclusivamente com a família - FEITO, mas ainda quero melhorar;
- Manter a actividade especial da semana, a realizar em família - FEITO;
- Dedicar mais tempo ao meu maridinho e fazer-lhe umas surpresas de vez em quando - FEITO PARCIALMENTE, creio que ele ainda merecia mais atenção e mais momentos a dois.

Dinheiro:
- Fazer uma gestão eficaz do dinheiro, de modo a engordar a minha poupança - FEITO, consegui poupar aquilo a que me propus;
- Investir o dinheiro, de forma mais rentável - FEITO, mas de um modo diferente do que eu perspectivava.

Organização da casa e gestão de tempo:
- Eliminar a tralha que se foi acumulando na minha casa - FEITO PARCIALMENTE - não imagina a quantidade de tralha de que me desfiz, mas inacreditavelmente... continuo a ter muita coisa às quais quero dizer «adeus».
- Comprar objectos de decoração que harmonizem o meu Lar - FEITO, mas quero adquirir mais uns (decoração, não é tralha!);
- Utilizar técnicas de gestão que me permitam ter mais tempo para o que é realmente importante - FEITO, mas mesmo assim quero melhorar cada vez mais;
- Organizar a informação que tenho no meu computador - FEITO PARCIALMENTE, pois nunca pensei que tinha tanto para organizar.

Relações sociais:
- Falar com os amigos mais vezes (e nada de esquecer datas de aniversário) - FEITO PARCIALMENTE, a sério que tentei, mas não tenho tempo para convívios a toda a hora - vou cingir-me aos amigos mais chegados;
- Não dar azo a conversas de má língua - FEITO, e bem que tentaram que eu não cumprisse esta resolução, lá isso tentaram...

Saúde:
- Ir ao médico para saber qual o meu estado de saúde actual (isto implica uma visitinha pelo menos ao dentista, ginecologista e oftalmologista…) - FEITO PARCIALMENTE, fui ao dentista e acabei por andar lá meses a tratar o mesmo dente (e respectiva infecção que não me doía). Concluindo: a minha carteira não deu para mais... Mas para o ano irei monitorizar outras áreas!!
- Fazer um planeamento das refeições, de modo a fazer uma alimentação mais saudável - FEITO;
- Optar pela compra progressiva de produtos biológicos - FEITO;
- Realizar exercício físico pelo menos três vezes por semana - NÃO CONCRETIZADO, este foi o ponto em que falhei. Apesar de ter tentado, a preguiça, alguma dificuldade em gerir o tempo, ok, e a falta de mentalização de que este é mesmo necessário, levaram-me a não cumprir este objectivo.

Beleza:
- Passar a utilizar o leite de limpeza, tónico e creme hidratante no rosto - FEITO;
- Utilizar sempre o fio dentário - FEITO;
- Tratar adequadamente o meu cabelo - FEITO PARCIALMENTE, isto porque ainda não descobri os produtos que mais agradam ao meu cabelo (sim, porque ele é um esquisito do «caraças»).

Espiritualidade/relaxamento:
- Fazer uma oração diária - FEITO;
- Fazer meditação - FEITO PARCIALMENTE, pois substituí-o pela visualização. Não tenho muita paciência para a meditação, mas talvez ainda consiga gostar dela;
- Efectuar viagens em família pelo nosso país, especialmente para destinos relaxantes - FEITO, bem... fomos ao Algarve, ao Jardim Zoológico, à Casa dos Patudos, ao Oceanário, ao Jardim Botânico, a Tomar, a Belver, à Nazaré, à Foz do Arelho, etc.... fartámo-nos de passear;
- Fazer todos os dias uma actividade que me dê prazer (por mais pequena que seja) - FEITO (ok, por vezes foram só 5 minutos, mas valeu mesmo a pena).

Ambiente:
- Adquirir hábitos ecológicos, que preservem o meio ambiente - FEITO e desejo melhorar ainda mais.

Solidariedade:
- Participar periodicamente em campanhas de solidariedade social - FEITO, nunca são demais, mas já nem me recordo de todas. Vejamos: doei roupa a um orfanato, dinheiro à fundação do Gil, à Liga Portuguesa contra o Cancro, a uma Associação de Apoio a Crianças, doei alimentos ao Banco Alimentar e fiz algumas acções de solidariedade junto de pessoas da própria comunidade (gostei mesmo muito desta parte), etc. e etc.

Já estou cheia de ideias para as minhas resoluções para 2012. E você? Já pensou nisso?

Foto: Google images - Autor não identificado

15 comentários:

  1. Ainda não pensei, ou melhor nao passei para o papel, mas estou como tu, a falha foi mesmo no exercicio de resto as coisas ate melhoram bastante

    beijinhos Mafalda

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!
    É o que tenho a dizer-te!
    Assim mesmo é que é!

    Eu não coloquei no papel os meus objectivos mas consegui melhor alguns e atingir outros.

    Realizar exercício estamos em sintonia! :(
    Nada de exercício!

    Mas este ano queria colocar muitos mais em prática!

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Não costumo pensar...deixo as coisas acontecerem naturalmente... é claro que algumas coisas vc já tem em mente, mas gosto do inesperado..
    Um feliz ano de 2012 pra vc...bjos

    ResponderEliminar
  4. Excelentes decisões, pena que às vezes deixamos algumas esquecidas nas malhas do stresse! Bjs e um ótimo 2012!

    ResponderEliminar
  5. Grande Mafalda! Assim é que é! Beijinhos grandes! Que 2012 seja um ANO em GRANDE para ti e para a tua Família!♥

    ResponderEliminar
  6. Olá Mafalda!
    Adorei a sua listinha,me deu até mais ânimo pra fazer a minha,como vc disse escrevendo fica mais fácil de conseguir concretizar tudo o q queremos e essa é a minha principal meta para 2012.
    Adoro seu blog,ele sempre me faz bem...
    Feliz 2012 e q toda a sua listinha seja concretizada.
    Bjs!!!

    ResponderEliminar
  7. Muitos Parabens!!! Eu não coloquei os meus objectivos papel, e apesar de ter conseguido concretizar alguns, outros ficaram pelo caminho :(

    Vou aproveitar a dica e para 2012 vou apontar num papel o que prentendo concretizar, a ver se assim tenho mais sucesso.

    Bjos

    ResponderEliminar
  8. Eu também já fiz o meu balanço e foi positivo. Agora está na hora de passar para o papel os objetivos para 2012!
    Bom ano Mafalda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Também tenho andado a pensar nisso...

    Gostei de ver as tuas resoluções e fico contente por ti!

    Espero que o melhor deste ano seja o pior do ano que vem, desejo-te tudo de bom, para ti e os teus. E continua com essa felicidade!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito do post, tendo eu própria começado um do género (que ainda não terminei), mas foi bom ver que existem pessoas como vc que se preocupa com aspectos como solidariedade e espiritualidade, tão raros nos dias de hoje.

    ResponderEliminar
  11. Querida Mafalda, preciso fazer esse balanço, mas sempre o faço no dia 31/12, postarei em janeiro com minhas decisões para 2012.
    Aproveito para desejar uma excelente passagem de ano para você e que 2012 traga muitas oportunidades de realizações de sonhos!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  12. Olá Mafalda,
    Fico feliz ao ver que ao término deste ano, muita coisa você conseguiu realizar.
    É muito bom quando podemos colocar ao lado de nossos propósitos a palavra FEITO.

    O que foi feito parcialmente, tenho certeza que em 2012 será feito bem melhor.
    Bom ano novo!

    ResponderEliminar
  13. Acredito que 2012 ainda será melhor para ti e para a tua familia. Eu este ano ainda não fiz a minha lista de objectivos... BOM ANO 2012

    ResponderEliminar
  14. Nunca fiz lista de objetivos, mas depois de ver a tua estou tentada a experimentar. Essa dos dentistas arranjarem dentes que supostamente têm uma infeção não é nada novo. Também aconteceu comigo e não sentia dor nenhuma. A única pessoa que conheci com uma infeção num dente sentia fortes dores, não dá para entender...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails