terça-feira, 1 de novembro de 2011

Importância das tradições com significado

As tradições com significado podem contribuir para a felicidade familiar, principalmente para as crianças. São uma excelente ocasião para criar um sentimento de identidade e de pertença à família, bem como para promover um ambiente carinhoso e protector. O feriado de hoje, pode ser uma excelente ocasião para o efeito.

Na minha terra, no dia 1 de Novembro (dia de Todos-os-Santos) as crianças vão pedir os “bolinhos” de porta em porta (noutras regiões chama-se o “pão por Deus”). Tradicionalmente existem uma série de rituais associados a esta ocasião: é o preparar das broas, a compra de doces e outros miminhos para as crianças, a escolha de uma roupa bonita e de um cestinho ou bolsa para encher de «bolinhos».

É também uma altura para homenagear os antepassados. Compramos flores e um vela e dirigimo-nos em conjunto ao cemitério. Não pensem que é um acontecimento mórbido ou uma esquisitice da nossa aldeia. Enquanto lá estamos, evocamos as boas memórias que tínhamos desses entes queridos. E sim, também levo a Letícia.

Após a conclusão dos preparativos, no dia de Todos-os-Santos, a Letícia veste uma roupa bonita e dirigimo-nos com ela à aldeia (sim, porque na cidade a tradição já não é o que era). Andamos com ela de porta em porta entoando o verso “Bolinhos, bolinhos! À porta dos Santinhos!”. Aí, ela e outras crianças recebem broas, rebuçados, chocolates, romãs, nozes, línguas-de-gato ou beijinhos (bolinhos pequeninos típicos desta altura). No fim, costumamos almoçar todos em família, enquanto a Letícia anda meio doida com tanto doce (não fiquem a pensar que sou mazinha, mas os doces costumam ser em tal quantidade que tenho de esconder uma boa parte… em nome da saúde dos dentes dela, claro está).

De acordo com o Dr. Phil McGraw, a importância destas actividades para a família reside no facto das mesmas servirem “(…) de âncoras psicológicas e comportamentais para os seus valores e para as suas crenças, (…) oferecem à sua família uma sensação de estabilidade e de identidade, (…) reforçam o património familiar, (…) dão sentido à sua família e (…) continuam a criar ritmo na sua vida familiar”.

Por oposição, existem estudos que referem que crianças cujas famílias não valorizam rituais ou tradições (esta ou outras, que o que dei foi só um exemplo), estão mais susceptíveis a desenvolverem problemas comportamentais. Há também uma maior predominância de conflitos e falta de estabilidade no Lar.

E vocês, também valorizam as tradições em família?

Foto: Google images - Autor não identificado

11 comentários:

  1. A Mariana além de uma festa de anos. também tinha em mente ir ao "pão por Deus", não fosse a virose que lhe atacou os intestino que a faz estar de diarreia e debilitada.
    Bom feriado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Na aldeia dos meus pais (e onde eu brevemente vou viver) tambem ha a tradiçao dos bolinhos...adoro...estou ansiosa que chegue o proximo ano, para que a minha filha possa fazer parte dessa nossa tradoiçao que eu tanto adorava em pequenina...
    Bom feriado!
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. é bem verdade o que escreves neste post. As tradições são muito importante para a saúde familiar. Infelizmente estas tem-se perdido no tempo e as pessoas apenas se tem centrado nos bens materiais.
    Fui criada na aldeia rodeada de tradições durante todo o ano, e sinto falta de ver e sentir esses dias...
    Talvez estes dias difíceis que atravessamos nos abram os olhos e nos despertem para valores perdidos!
    Um beijinho grande e um bom feriado. (adoro os teus textos e as dicas que por aqui deixas)***

    ResponderEliminar
  4. Adorei este texto.
    Não sabia que em algumas aldeias, se faziam ainda essas tradições. Fiquei muito feliz por saber.

    Que as tradições se cultivem e passem sempre de geração em geração. Na esmagadora maioria das vezes, se não são essas tradições as famílias pouco convivem e estão reunidas.

    Abraços luminosos,
    Rosicler

    ResponderEliminar
  5. Claro que sim. Tenho dois filhos, um com 25 o uma com 20, a família sempre foi para nós mais do que mãe, pai e filhos.Nas ocasiões importantes - Natal, aniversários, comemorações diversas , estão sempre presentes os avós, os tios, os primos (mesmo já casados). Só é preciso ir acrescentando a mesa!!!!
    Um dos grandes prazeres dos meus filhos e meus sobrinhos é verem filmagens que fizemos no Natal, quando eram mais pequenos.

    ResponderEliminar
  6. As tradições devem manter-se.Concordo plenamente.

    Um beijo da Nita.
    De bom dia!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá, aqui não temos essa tradição, achei muito interessante, mas temos outras que celebrei com minha família e me traz ótimas recordações e que quero passar para Alice,
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Eu valorizo muito e tento criar até novas tradições cá em casa. Coisas que depois, possam passar de geração em geração!

    ResponderEliminar
  9. As tradições são importantes. Fazem parte de um vínculo familiar que nunca se esquece. Acompanham, consequentemente, as gerações. E constituem uma alegria.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Eu tambem valorizo as tradições, mas por aqui neste dia não é habito juntar a familia. Só pedir o pão por Deus (quando era miuda) e agora a modernice americana da Doçura ou travessura, que as miudas estão a apanhar :p. Aqui os momentos em familia são o Natal, pascoa, aniversários, s. martinho, ou quando nos apetece :) Mas tambem acho que são momentos muito importantes para as crianças

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Relativamente a esta data em especial não, mas temos outras tradições que fazemos questão de manter em família.
    Nunca por obrigação, mas sempre porque gostamos de partilhar momentos especiais :-)
    Bjinhos!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails