terça-feira, 18 de outubro de 2011

Personalizar a agenda

Desde há muito que tenho o hábito de utilizar agenda. Aliás, o que não escrevo, por vezes acaba por cair no esquecimento (por vezes, com consequências chatas).

Contudo, parece que as agendas que por aí se vendem, nunca se adeqúam às minhas necessidades. Assim, nada melhor que personalizar uma.

O meu objectivo é concentrar toda a informação relevante, que me permita fazer tudo o que pretendo (sem os ditos esquecimentos), no mínimo tempo possível e com menos stress.

Estou a elaborar uma agenda para o trabalho e outra para a vida doméstica (não gosto de misturar as coisas), e passo a mostrar-vos os conteúdos da minha agenda doméstica:
- Na parte de dentro de um dossier tenho um calendário que inclui o ano precedente, o actual (destacado) e o ano seguinte - no meu caso, dá-me jeito ter os 3 anos;
- Os separadores utilizados, englobam os seguintes conteúdos:

1) Plano anual - aqui incluo as minhas resoluções para o ano em questão, bem como o plano para as concretizar (com tarefas e respectivas datas para realização);

2) Folhas mensais - trata-se de 1 só página que engloba todos os dias do mês, onde registo tarefas importantes a realizar (como ida com o carro à inspecção, data para pagamento de imposto de selo, consultas médicas, etc.);

3) "To do list" (semanal) - onde incluo o lema para me inspirar nessa semana, um espaço para registo das tarefas a realizar e outro para agendar a "actividade especial a realizar em família" (não se riam, mas é que se não agendo esta última actividade, acabo por nem sempre realizá-la... e é algo que nos agrada tanto!);

4) Ementas - onde redijo as minhas ementas mensais;

5) Compras - onde incluo uma lista pré-definida de compras (basta ir assinalando o que falta ao longo do mês e acrescentar algum produto excepcional). Neste separador reúno igualmente os meus talões de desconto (quando andavam espalhados pela casa, acabava por me esquecer deles);

6) Dinheiro - onde tenho o meu orçamento-base e as folhas de registo de receitas e despesas. Neste separador tenho uma mica onde coloco as contas para pagar (se houver conta vejo logo um papel a sair desse separador, se estiverem pagas só vejo a mica transparente - assim não há lugar para esquecimentos);

7) Contratos - trata-se de uma lista com os diversos contratos que tenho assinados (seguros, meo, internet, etc.), o período de vigência e o prazo de aviso prévio - para o caso de querer desistir dos mesmos. Isto é óptimo para renegociar as condições dos contratos e, se necessário, encontrar propostas mais vantajosas).

8) Exercício - aqui guardo as instruções de alguns exercícios físicos e quero criar registos para me obrigar a fazê-los (porque os ditos cujos são benéficos e tal... mas a minha preguiça é quase sempre superior a isso);

9) Blog - como escrevo preferencialmente aos fins-de-semana, lembrei-me de criar uma ficha para apontar temas interessantes a publicar no blog (é que por vezes surgem-me ideias interessantes que depois acabo por esquecer, e é uma pena...);

10) Inspiração - este é um espaço onde quero registar ideias sobre coisas que não tenho possibilidade de realizar na altura, mas que desejo concretizar no futuro. É igualmente um espaço onde posso incluir listas de sonhos, de tarefas, artigos inspiradores, etc. Vou, aliás, passar a trazer comigo um bloco de post it's. Assim, quando tiver alguma ideia que possa melhorar a minha vida, registo de imediato e ao chegar a casa, colo neste separador do dossier. Posteriormente, se ainda se justificar, tentarei aplicar estas ideias na prática;

11) Aniversários - aqui tenho folhas mensais onde registo os aniversários de pessoas importantes na minha vida (assim não há lugar para esquecimentos);

12) Contactos - onde guardo os contactos importantes (inclui nome, morada, telefones, e-mail e fax).

Este é o estilo de agenda que se adequa a mim. Não quer dizer que esteja mais certo ou mais errado que outro. Quer dizer unicamente que se ajusta às minhas necessidades.

E vocês, também personalizam a vossa agenda?

Foto: Mafalda S.

13 comentários:

  1. minha querida!
    Amei sua sugestão...
    Sempre usei muito agenda mas para o trabalho.
    Esse ano como estou em casa sinto-me um pouco perdida. Vou organizar uma agenda, vai ser bem interessante. Obrigada!
    Abraços e um lindo dia!

    ResponderEliminar
  2. Mafalda,
    eu tambem aderi à agenda GTD. Ando viciada e tenho cumprido tanto o menu, como os exercicios, como a aliemntação controlada...ainda não fiz um post sobre isto, mas vi e falei com pessoas que o fazem e resolvi iniciar-me. Já o devia ter feito há muito tempo atrás.
    Bj**

    ResponderEliminar
  3. Já algum tempo que ando a ver se faço uma agenda para mim mas ainda não a fiz!

    Mas acho que me fazia falta pois por vezes tenho a sensação que gasto tempo numas coisas e esqueço-me de outras!

    Enfim!!!
    A tua parece-me bem organizadinha!
    :)

    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. olá...fiz hoje a minha 1ª visita e adorei teu cantinho,..irei te ler de uma ponta a outra...
    kiss kiss
    ka
    ijustbelieve.ka

    ResponderEliminar
  5. Muito legal sua sugestão. Tenho minha agenda, mas sem a sua organização e disciplina.
    Parabéns!!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Que bela inspiração! Tenho de pensar em algo do género para mim :) Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  7. A tua agenda é muito organizada e eu gostava de ser assim, mas já comecei tantas e ao fim de algum tempo, a preguiça de lá ir escrever invade-me e acabo por abandoná-las...
    :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Mafalda!!

    Eu uso uma agenda pequena, tipo agenda de bolso, que carrego sempre comigo, dá-me jeito para apontar aniversários, consultas, compromissos, e reuniões escolares, mas não dependo da agenda para organizar a minha vida. Compras, despesas, pagamentos... guardo tudo na cabeça e enquanto funcionar, será assim, parece-me mais prático.

    Mas admiro muito quem planeia o seu dia a dia na agenda, é sinal de organização e responsabilidade com seus compromissos, com agenda ou não, o que é preciso é dar conta do recado, hahaha...

    Beijokinhas.

    ResponderEliminar
  9. Adorei as tuas dicas Mafalda, este foi o primeiro ano em que comprei uma agenda e sinceramente não fiquei nada satisfeita. Faltam-me sempre coisas para escrever, e coisas para guardar... deste-me umas belas ideias! Tenho é que encontrar um dossier dos pequeninos, não me lembro de os ter visto nestas feiras escolares.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Organização!
    Gestão de conteúdo, de tempo, de prioridade!
    Perfeição e eficácia!
    Demais!
    Também costumo fazer tudo isso que você descreveu.
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  11. 2 Agendas? Bem não sei acho que não me agrada muito andar com 2 agendas. Já tenho de levar a comida e a agua pro trabalho (é o que acontece quando não se gosta de água da torneira).

    ResponderEliminar
  12. L. eu não transporto as agendas. Tenho uma em casa e outra no trabalho (esta última fica sempre na minha secretária - ninguém tem acesso a ela). Mas há quem prefira ter só uma, eu é que gosto de separar as águas.

    Só esta semana é que devo receber um livro sobre o método GTD, a informação que obtive foi da Net. Mas acredita, devias experimentar. Com este tipo de agenda, estou a mudar realmente a minha vida (em termos de gestão de tempo e de cumprimento de objectivos).

    Beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails