terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saborear só o presente?

Quantas vezes já ouviu dizer que o importante é viver o momento presente? Será então que não devemos saborear o passado ou futuro?

A verdade, é que todos estes momentos podem trazer felicidade à nossa vida. Como? Saboreando as experiências positivas de cada um destes componentes do nosso tempo.

Como o presente o pode fazer feliz? Aumentando o número de experiências positivas na sua vida, tomando consciência delas, saboreando-as e sentido-se grato por as mesmas estarem a acontecer. Parando um pouco e observando o que há de positivo na sua vida. Espreite o post "pequenos nadas que nos fazem felizes", onde poderá encontrar sugestões para ser feliz no presente.

Como o passado o pode fazer feliz? Saboreando as suas lembranças felizes poderá trazer felicidade ao seu presente. Confeccione a sua comida favorita da infância, veja as fotografias das férias, espreite as roupinhas de bebé do seu filho... encontra mais sugestões para ir construindo um reportório de memórias felizes no post "lembranças felizes".

Como o futuro o pode fazer feliz? A verdade é que sonhar com um futuro melhor, ter objectivos para alcançar, escrever resoluções futuras e, inclusive, praticar visualização onde se imagina a viver um futuro melhor, poderá contribuir para o tornar mais feliz.

Como refere a investigadora da felicidade Sonja Lyubomirsky "Curiosamente, embora pareça que os componentes passado e futuro do saborear não têm nada que ver com «viver no presente», os dois são maneiras de aumentar e manter o prazer, ou seja, de trazer para o presente o prazer do passado e o do futuro".

Por isso... sejam felizes!

Foto: Google images - Autor não identificado.

17 comentários:

  1. Bom dia Mafalda! É a primeira vez que comento o seu blog. Quero agradecer a sua partilha. Hoje em dias as pessoas andam às voltas, atrás do consumismo e esquecem-se das coisas simples da vida. Vivem a felicidade no carro, mas roupas de marca, nos telemóvel (mudando constantemente), Ipad, Ipod...a lista é muito vasta.
    Claro que também gosto do meu telemóvel, do meu Twingo, mas esses objectos não são o centro da minha felicidade.
    Adoro passear com a minha cara metade, de tirar fotos, de passear na praia. Adoro saborear os alimentos. Tento saborear as coisas simples da vida.
    E será que essa felicidade está nesses objectos todos? No dinheiro que gastaram? Dinheiro que muitas vezes não o têm?
    Enquanto existem momentos, situações, coisas simples que trazem felicidade, mas caíram no esquecimento.

    Bom resto de semana.
    Bjnhos :)***

    ResponderEliminar
  2. Saborear apenas os momentos bons e digerir os maus.
    Bj**

    ResponderEliminar
  3. Guardar muito bem os bons momentos passados, aproveitar os bons momentos presentes e sonhar com os bons momentos futuros só pode fazer bem;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lindo minha querida!
    O passado nos fez chegar onde estamos, o presente precisamos viver intensamente e para o futuro ter sonhos e esperanças.
    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  5. OLÁ MAFALDA, LEMBRAR SÓ COISAS BOAS, VIVER BEM O HOJE, E PLANEAR UM AMANHA DE SUCESSO !!! BEIJO NO TEU CORAÇÃO QUERIDA.

    ResponderEliminar
  6. Ótimas Dicas...ABENÇOADAS DICAS!!!
    Degustar os bons momentos!!!
    "...trazer para o presente o prazer do passado e o do futuro".
    ADOREI!

    Tenha uma Linda Terça!!
    Bençãos Plenas!!

    ResponderEliminar
  7. temos que viver com todos os momentos e saber dividir o trigo do joio é a vida.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Oi amiga amei este texo,acho que todos ostres são importantes,lembrar do passado e pensar também nos erros que cometemos e corrigir no presente para termos um futuro melhor....
    Amiga muito obrigada por ter ido tomar um cházinho comigo ,
    espero você no Detudoumpouco,
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Aprendemos com o passado e com o presente e com as coisas boas e más que nos aconteceram e acontecem.
    Acho que toda a nossa vida é uma parendizagem!

    ResponderEliminar
  10. Excelente reflexão! O presente é, sem dúvida, o reflexo do passado e o espelho do futuro! Bjs

    ResponderEliminar
  11. Pois que ainda não frequentava o teu cantinho e tenho a dizer-te que ADOREI. Tens mais uma visita diária assidua!!!

    Obrigada pela partilha. Concordo com todas as ideias, em absoluto!

    ResponderEliminar
  12. Tens toda a razão minha querida, devemos retirar do passado o que nos fez crescer e sorrir e viver o presente sem planear demasiado o futuro!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Consigo ser feliz no presente, pois o nome já diz tudo: presente, então vivo a desfazer o laço para abrir a caixa do dia e me deliciar.
    Consigo ser feliz com meu passado, pois nele aprendi o valor que a vida tem, e a sabedoria que tive por lá.
    Consigo ser feliz com meu futuro, pois o dia que parar de sonhar e acreditar que existe um amanhã;
    ah! nesse dia, eu não existirei mais.

    ResponderEliminar
  14. Doce e linda Mafalda,
    Que bom estar de volta nesse cantinho especial, suave e inteligente. Adorei o post, pq me ensinou em que medida não só o presente é somente tão importante pra nós. Obrigada sempre pelo seu carinho comigo!Bjkas cheias de ternura!

    ResponderEliminar
  15. Pessoalmente tenho em uma recordação do passado que é má, mas que fez mudar certas coisas na minha vida para melhor e por isso sou mais feliz. Mesmo as coisas más podes olhar para elas de outra forma.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails