terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pequenos nadas que nos fazem felizes

Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias
enquanto aguardam a grande felicidade
”.
Pearl S. Buck, Prémio Nobel de Literatura

Por vezes estamos tão concentrados na felicidade futura, que algures, algum dia iremos encontrar, que nos esquecemos de apreciar a jornada. Acontece que a felicidade não é propriamente um estado permanente a que se pode chegar, mas é feita de pequenos prazeres que façam sentido para cada um de nós. É nos pequenos nadas do dia-a-dia, na forma como encaramos o mundo e como apreciamos o que é belo, que reside a chave para a felicidade.

Eis 45 coisas tão simples e banais, mas que nos podem fazer felizes – basta dar-lhes o devido valor:
1 – Ler um bom livro – sabem aqueles livros que nos fazem ficar acordados até tarde, só porque são bons de ler? Então e aquele cheirinho a livro novo? Os títulos apelativos que nos enchem de curiosidade?

2 – O cheiro do café acabado de fazer - o aroma do café fresco é das coisas mais deliciosas que existe, experimente cheirá-lo.

3 – Ter a casa limpa e arrumada – sabe aquela sensação de leveza que encontramos, quando vemos um espaço livre de tralha e com cheirinho a limpo? Aprecie a calma e paz de espírito que a limpeza e arrumação podem trazer.

4 - Um passeio matinal numa manhã soalheira – é tão agradável andar com calma num dia de sol, a apreciar a paisagem, as montras, as pessoas, sem horários para cumprir.

5 - O som dos passarinhos – já reparou no canto dos passarinhos e em como este som pode ser relaxante? Repare e aprecie o momento.

6 – Tomar o pequeno-almoço numa esplanada ou varanda – já imaginou deliciar-se com comida saborosa, num espaço destes. A experiência é obviamente mais intensa se a paisagem em redor for encantadora. (Este é um dos pequenos luxos a que me posso dar, pois a vista da minha varanda é realmente lindíssima).

7 - Programar uma actividade especial com a família – estou a falar de actividades com o núcleo familiar mais importante para si (por ex. o(a) seu(sua) companheiro(a) e filhos). Pode agendar um piquenique, ver um filme, um passeio pelo campo, etc.

8 – Visitar locais de interesse cultural experimente visitar galerias de arte, museus, palácios, teatros. Vai ver que sai de lá muito mais leve e feliz.

9 - Recordar-se dos bons momentos passados dê uma olhadela aos seus álbuns de fotografias, assista aos filmes das férias, pegue na primeira roupinha que o seu filho usou quando nasceu…

10 – Escrever um diário de gratidão registe o que lhe acontece de bom: conseguiu concluir aquele projecto a tempo, aquelas palavras carinhosas que a sua filha lhe disse, a melhoria do tempo… Ao escrever começa a dar valor às pequenas coisas e a aperceber-se do que tem de bom na vida.

11 – Melhorar a sua aparência - por vezes para melhorar o seu astral, basta um corte de cabelo diferente, fazer a barba, colocar uns acessórios, usar maquilhagem, utilizar vestuário adequado ao seu corpo...

12 – Mimar-se – isto significa não viver só para os outros, mas reservar tempo para actividades que imprimam prazer à sua vida. Todos os dias, dedique pelo menos 30 minutos para fazer algo que o(a) deixe feliz: passear, ler, ouvir música… O que importa é que sinta que merece ser mimado(a), que é especial

13 - Escrever um blog – eu que o diga, para além de desanuviar do stress do dia-a-dia e de aprender algo de novo, é um prazer encontrar pessoas interessantes na Internet e sobretudo receber comentários positivos (sim, estes motivam-nos mesmo a seguir em frente).

14 – O cheiro e o sabor da sua comida favorita – nada melhor do que deliciarmo-nos com aquela comida que nos enche a alma.

15 – Comer um delicioso pedaço de chocolate – mesmo para quem não é um louco por chocolate (como é o meu caso), creio que todos apreciamos o prazer do seu sabor único.

16 – Uma cama macia quando o corpo está cansado – é realmente relaxante podermos descansar o corpo numa cama confortável, especialmente quando estamos muito cansados.

17 - Uma massagem relaxante - vá a um Spa ou peça ao(à) seu(sua) companheiro(a) para que lhe faça uma massagem de relaxamento. Ficará como novo(a).

18 – Um banho relaxante - um banho morno cheio de espuma, velas acesas, gotas de óleo tranquilizante, sais minerais e uma música calma são os ingredientes ideais para alguns momentos de puro prazer.

19 - Entrar numa igreja vazia e entrar em contacto com Deus – aprecie o silêncio, ore, entre em contacto com Deus. Aprecie a paz interior que este momento lhe pode trazer e sinta o lado espiritual da vida.

20 - O nascer ou o pôr-do-sol - vale a pena dedicar alguns minutos do dia a apreciar este espectáculo de luz e de cor. A beleza destas imagens iluminam o nosso estado de espírito.

21 – A lua grande e amarela no horizonte – é das imagens mais belas que a Natureza nos pode oferecer. Esqueça qualquer mito em torno da Lua e deixe que esta lhe encha o coração de alegria com a sua luz mágica.

22 – O cheiro da erva ou terra molhada, após a chuva – há qualquer coisa neste cheiro que desperta os nossos sentidos e nos dá uma sensação de prazer interior. Aprecie o momento.

23 – Um arco-íris no horizonte – mais um fenómeno natural que nos pode encher de felicidade, se o soubermos apreciar.

24 – A neve a cair – este é um espectáculo maravilhoso, especialmente em Portugal, onde a neve é tão rara. Basta um pouquinho de neve e ficamos todos sorridentes (para além de dar para uns 3 dias de notícias no telejornal!).

25 – Andar descalço(a) sobre a relva - se tiver um jardim (ou conhecer algum) procure andar descalço(a) sobre a relva. Especialmente após um dia de trabalho, é super-relaxante.

26 – Receber e dar miminhos a um animal de estimação – podem ser os gestos ideais para levantarem o nosso astral e acalmarem o nosso sistema nervoso.

27 - Rir-se – rir é uma das melhores formas de descontrair e reduzir o stress. Pode fazê-lo em encontros com amigos, vendo programas cómicos de TV, assistindo a stand-up comedy ou até lendo piadas na internet. O que importa é dar uma boa gargalhada.

28 – O riso de uma criança – haverá som mais bonito do que ouvir uma criança a rir. Delicie-se e deixe-se contagiar pela sua alegria e felicidade genuínas.

29 – Ter um hobby – dedique parte do seu tempo a um hobby que lhe dê prazer, como fazer uma colecção, pintar, praticar jardinagem, bordar, tirar fotografias, escrever um blog (gosto especialmente deste!), etc.

30 – Ter um sonho e fazer algo todos os dias para o concretizar – ter um sonho é o que dá sentido às nossas vidas. Sentir-se-á feliz se acreditar que o pode concretizar e isso só acontece se fizer algo todos os dias para isso.

31 – Ser elogiado – sabe tão bem, até nos motiva a fazer mais e melhor. Aprecie e valorize os elogios que lhe façam.

32 – Mudar o humor de alguém com um elogio – por vezes somos tão rápidos a criticar e esquecemo-nos de elogiar quando é merecido. Diga aos outros o que aprecia neles, que gestos o encantaram, que tarefas concretizaram na perfeição. Para além disso, fazer os outros felizes também aumenta a nossa felicidade.

33 - Levantar-se mais tarde ao fim-de-semana – ok, até nem é o meu caso (levanto-me cedo para agendar os posts da semana aqui no blog – ou seja, é por uma boa causa). Mas sem dúvida que levantar um pouco mais tarde e fugir da habitual rotina, nos consola a alma.

34 - Ouvir a nossa música preferida – há algo de especial na música, consegue levar a nossa mente para longe, melhorar o nosso estado de espírito, trazer alegria às nossas vidas.

35 – Andar sem pressa pela praia – aprecie cada pormenor: as águas brilhantes, o horizonte longínquo, o som das gaivotas, o cheiro do mar, o toque delicado da areia, o prazer dos pingos molhados no rosto…

36 - Passear por uma paisagem deslumbrante - a vegetação pode melhorar o estado de espírito. Que tal ir dar um passeio no campo e apanhar umas flores silvestres?

37 – Cuidar de plantas as plantas, flores, no fundo toda a Natureza, fazem bem à nossa alma. As plantas em casa aumentam a beleza e a tranquilidade. Se tiver um jardim aproveite para o tornar num refúgio perfeito onde possa relaxar diariamente.

38 - Olhar para o céu repleto de estrelas – encante-se com a beleza do Universo, observe como tudo é tão perfeito e belo.

39 – Dormir ao som da chuva – é extremamente acolhedor e confortável, ouvir o som da água caindo lá fora, enquanto estamos aconchegados na nossa cama.

40 – Observar alguém que ama dormindo – se parar uns segundos e observar quem ama dormindo, quase que de imediato surgirá um sorriso no seu rosto. É enternecedor vê-los assim tão serenos, sentir que fazem parte da nossa família, do nosso mundo, sentir o quão especiais são e como é bom tê-los ao nosso lado.

41 - Encontrar velhos e bons amigos – apesar de nem sempre ser fácil na corrida do nosso dia-a-dia, é muito bom encontrarmo-nos com os bons velhos amigos e passar horas rindo e conversando, sem qualquer horário. Ficará muito mais animado, garanto.

42 - Fazer uma boa acção – ajudar os outros e fazê-los felizes contribui para a nossa própria felicidade. Esteja lá para o(a) seu(sua) parceiro(a), ajude um amigo, participe em campanhas de solidariedade.

43 - Estudar algo novo e aplicá-lo na sua vida – comece a estudar algo do seu interesse e mude a sua vida aos pouquinhos, consoante o que aprendeu. É entusiasmante ver as mudanças que se podem operar para melhor, quando nos esforçamos para tal. (Eu que o diga, pois já aprendi e mudei muito ao escrever este blog).

44 – Renovar a decoração da sua casa pode ser um pequeno pormenor como comprar umas almofadas novas ou algo mais dispendioso como substituir a mobília. Pode somente mudar a disposição das coisas ou pintar umas paredes. Estas mudanças fazem muito bem ao nosso estado de espírito, são como uma lufada de ar fresco para a nossa alma.

45 - Viajar e conhecer novos lugares e culturas – não há nada melhor para renovar a nossa energia e melhorar o nosso estado de espírito. Por vezes basta mudar de ares ao fim-de-semana para ficarmos com outro ânimo (esta é sem dúvida uma das minhas sugestões preferidas).

Bom, mas como somos todos diferentes, o que agrada a uns, poderá não aumentar a felicidade de outros. Por isso, estou curiosa por saber: e a vocês, o que vos faz felizes?

Foto: Google images – Autor não identificado.

24 comentários:

  1. Olá Mafalda!!!
    O Importante não é chegar e sim apreciar a viagem!!!

    Adorei todos os itens citados!! Maravilha!!
    Vamos degustar a vida e apreciar-la!!!

    Tenha um Belo Dia Amiga!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderEliminar
  2. tanta coisa...felizmente aprecio muito as pequenas coisas e tento sempre dar valor a cada uma delas...sou muito positiva e pra mim estar ao lado da pessoa que mais amo supera tudo e faz de mim a mulher mais feliz do mundo...somos nos que construimos a nossa felicidade e para sermos felizes nao podemos perder tempo com coisas insignificantes que so nos fazem ficar para traz enkuanto a vida passa.....
    bjinho:)

    ResponderEliminar
  3. Ora, aí está. Vou guardar e ler, quando precisar.
    Acho que deveria ser o nosso lema de vida.

    ResponderEliminar
  4. Eis conselhos de pequenas coisas que nos podem trazer mais felicidade! Bjs

    ResponderEliminar
  5. Valiosas sugestões, Mafalda.
    Praticar algumas delas é dar mais chance para ser feliz.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Olá Mafalda. Quantas pequenas grandes coisas, que na correria da vida, nos esquecemos de lhes dar a devida importância. Adorei o post. Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Oi Mafalda,
    adorei as dicas da postagem! Ótimo texto!
    Que bom que você curtiu a postagem sobre a viagem a Praia do Forte e Salvador! Ficamos felizes!
    Beijos
    Chris
    Oi,
    Obrigada pela participação no sorteio das sacolas recicláveis!
    Muito boa sorte para você!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Olá Mafalda,
    Muitas dessas dica tento fazer eu na minha vida, por isso ainda posso dizer que sou feliz.
    Bj**

    ResponderEliminar
  9. Querida...
    Que post maravilhoso.
    Fui lendo e me encontrando em cada linha.
    Tenho cultivado a cada dia o valor das pequenas coisas.... ontem ao sai de casa, tinha um bando de pássaros bailando em circulos no meu jardim, foi lindo apreciar aquele momento, que em nossa correria, muitas vezes não nos permitimos.

    Tenha um lindo dia.

    Beijo

    ResponderEliminar
  10. 46. olhar-se no espelho e rir para vc mesma e sentir amada, linda, perfeita.
    47. meditar.
    48. trocar o carro pelos seus pés, variar o caminho e apreciar tudo a sua volta.



    adorei o post, faço quase tudo,deve ser por isso que sou feliz kkkkk

    ResponderEliminar
  11. Espetacular Mafalda eu fico feliz com muitos destes pontos:)
    Excelente post;)

    ResponderEliminar
  12. Oi Mafalda!

    Estou de volta e aos pouquinhos vou visitando os meus blogs favoritos.

    Cheguei aqui e encontro este texto maravilhoso cheio de dicas simples mas fantasticas para sermos felizes, adorei.:)
    Algumas eu faço quase sempre outras tenho que fazer o grande problema e a falta de tempo.
    Vou ver o que posso fazer...

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  13. Amiga, que especiais as dicas!!! Ando seguindo quase todas...a da neve...essa aqui no Brasil só se for ao sul do País em urubici e São Joaquim em Julho de um ano frio (fui em 2007 e fez calor!!!disseram que os cariocas levaram veranico pro inverno catarinense).Tô até com vontede de levar essas dicas pro Projetando pessoas dando os créditos à vc, daqui há uns dias, posso?
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  14. A felicidade encontra-se pelas pequenas coisas é verdade. Há momentos melhores e outros piores, e é quando estamos nos piores momentos que devemos dar valor a essas pequenas coisas que nos fazem sentir bem. :) Bjinhos

    ResponderEliminar
  15. Acho que voltarei a ler este post vezes sem conta no futuro... sem palavras... revi-me em cada item...
    Ai, sabe tão bem passar por aqui... o teu blog é maravilhoso, faz-me tão bem...
    É um terapia para mim!
    Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  16. Adorei esta lista...que inspiração! Para o nosso bem-estar e felicidade, devíamos mesmo começar a prestar mais atenção aos pequenos prazeres da vida... são tão bons!

    ResponderEliminar
  17. Oi Mafalda,

    Concordo a felicidade está no hoje. Se estamos vivas já é um bom motivo para sermos felizes. Bjs! Navegar é preciso Fatima Castro

    ResponderEliminar
  18. Obrigada por me permitir um bom mote para uma reflexão diária;
    Obrigada por partilhar connosco o que lhe vai na alma;
    Obrigada por nos lembrar que a felicidade se encontra nos pequenos prazeres.
    Retirei da sua lista os meus pequenos prazeres do dia a dia e guardei-os para os ter sempre à mão.

    ResponderEliminar
  19. Gostei muito desta mensagem. Muitas destas coisas também me fazem sentir feliz.

    ResponderEliminar
  20. "Por vezes estamos tão concentrados na felicidade futura, que algures, algum dia iremos encontrar, que nos esquecemos de apreciar a jornada."
    Estou sempre a lembrar-me disto mas a maioria das vezes parece que ja faz parte de mim pensar tanto no futuro!
    Muito Bom Post!

    ResponderEliminar
  21. abriu minha mente e me deixou feliz....

    ResponderEliminar
  22. Adorei todas as dicas! Acrescento uma: um almoço de domingo com a família, em sentido mais amplo, reunindo pais, irmãos, sobrinhos.... A minha não é tão grande, mas quando nos reunimos, em Teresópolis, onde meus pais residem, é felicidade na certa!

    ResponderEliminar
  23. Olá Mafalda, só queria dar-te os parabéns por este blog fantástico. É muito reconfortante e inspirador saber que há pessoas que se dedicam à investigação mais importante do mundo, e que certamente muita gente desvaloriza: "como ter uma vida mais feliz"!, deve sentir-se muito orgulhosa do seu trabalho. Devo dizer-lhe que me inspirou a fazer a minha própria investigação da minha felicidade pessoal, seguindo obviamente muitas dicas do seu blog. Muitas felicidades, e continue o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  24. Que bela lista! :) Se me permite, vou eleger a minha favorita: "Ter um sonho e fazer algo todos os dias para o concretizar" :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails