terça-feira, 20 de setembro de 2011

É mesmo possível ser mais feliz?

As boas notícias é que a resposta é SIM! Aliás, se tal não fosse, escrever neste blog seria uma perda de tempo. Mas felizmente é mesmo possível ser mais feliz... se fizermos por isso, claro está!

Assim, a nossa felicidade depende essencialmente do seguinte:

- 50% da nossa genética - aqui não há margem de manobra, é um facto que não podemos alterar os nossos genes (por isso, aqueles que herdaram uma predisposição para serem mais felizes, estão cheios de sorte);

10% das nossas circunstâncias de vida - do meio ambiente em que nascemos, de como fomos educados, se somos ricos ou pobres, se somos saudáveis ou doentes, se temos apoio da família ou não, se temos um bom casamento ou não, se somos bonitos ou feios... neste ponto já podemos alterar alguma coisa. Podemos sempre frequentar cursos para melhorar a nossa educação, podemos gerir melhor o nosso dinheiro para não vivermos ansiosos, podemos adoptar hábitos saudáveis, etc.

40% da nossa actividade intencional - 40% é muita coisa!!, e estes dependem essencialmente das nossas atitudes e comportamentos diários, das opções que escolhemos para a nossa vida, da nossa forma de pensar. As actividades que escolhemos realizar devem fazer sentido para nós, estar de acordo com os nossos valores (porque o que me faz feliz a mim, pode não ser tão significativo para outra pessoa). Irei falar sobre as mesmas noutros posts , mas posso adiantar que passa por saborear as alegrias da vida, expressar a gratidão pelo que se tem de bom, comprometer-se com objectivos de vida, fazer coisas boas pelos outros...

Sim, é mesmo possível ser mais feliz!

14 comentários:

  1. Bem, na parte genética já não se pode fazer nada... mas no resto cabe-nos a nós ser felizes. Ontem ouvi alguém dizer "Não podemos escolher quando morremos, mas podemos escolher como vivemos" e achei bem verdade!


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Um texto excelente para refletir, há que procurar na nossa atividade intencional procurar ser mais feliz! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Oi Mafalda,
    Eu acredito muito que possamos lutqar para sermos felizes. De minha parte, tenho conseguido.
    Beijos 1000 e uma ótima 3ª-feira para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Mafalda

    Existem muitos blogs aqui na blogolândia, mas poucos se sobressaem. O seu está entre estes.
    Eu sou Kinha do blog Amiga da Moda e vim conhecer seu super espaço. Já estou te seguindo. Vou aguardar sua visita e ficarei feliz se me seguir também.

    Bjooooooooooooooo.....................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderEliminar
  5. Pelo amor conseguimos chegar ao atalho da felicidade.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  6. Ando muito dedicada nos meus 40%, um destes dias vou partilhar convosco as minhas resoluções nesse sentido :)

    Bj

    ResponderEliminar
  7. Ótima postagem! Parabéns!
    Eu acho que é possível ser feliz....
    E isso depende de cada um de nós.
    Abraços! Boa noite pra ti.

    ResponderEliminar
  8. Olá Mafalda!

    Na parte genética acho que não consigo fazer nada porque.. sou triste por natureza!

    Agora nos 40% da nossa actividade intencional aí trabalho e bem porque encaixa na perfeição na minha pessoa As coisas simples da vida, as pequenas vitórias para comigo e para com os outros entre outas coisinhas mais é que me fazem realmente feliz.:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  9. Vamos exercitar a Felicidade, colecionar os bons momentos e sentimentos!!!

    Tenha um Belo Dia!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderEliminar
  10. trabalho muito nos meus 40%, pois a minha genética me dá um trabalhão. hehehhhe

    mas sei que sou bem feliz, e quando não estou, sou uma ótima atriz.

    ResponderEliminar
  11. Eu acho sempre que é possível ser mais feliz. Claro que nem tudo está nas nossas mãos mas mesmo o que não está pode sempre ser encarado de duas perspectivas: a do copo meio cheio ou a do copo meio vazio:) É um trabalho interior muito grande mas vale a pena! beijos

    ResponderEliminar
  12. infilizmente ainda a muitas pessoas que não sabem procurar a felicidade

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails