quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TESTE: Está deprimido?

Algum tempo após a morte da minha mãe passei por uma depressão. E acreditem isto não é só estar ligeiramente infeliz, mas sentir que tudo à nossa volta não passa de escuridão. Deixamos de acreditar em nós mesmos, no mundo e perdemos o interesse pelo que quer que seja. A depressão é sem dúvida um grande impeditivo para a felicidade.

Se se estiver a sentir-se assim, e tiver consciência de que não é uma situação passageira, acredite que a ajuda médica é imprescindível. Não pode desistir de ter uma vida plena. E garanto-lhe, por experiência própria, que consegue... basta procurar ajuda.

Apesar dos testes para medir a depressão serem extremamente sensíveis aos nossos estados de espírito, pense em como se tem sentido nos últimos tempos e não só hoje. Se necessário, repita o teste uma semana depois.

Eis o teste de Aaron Beck, para saber se está deprimido:

««»»

Para cada grupo de frases, escolha a que melhor descreve como se tem sentido nos últimos tempos.

(A)
0 = Não me sinto triste.
1 = Sinto-me triste.
2 = Ando sempre triste e não consigo evitá-lo.
3 = Ando tão triste ou infeliz que não consigo suportar mais isto.

(B)
0 = Não me sinto particularmente desencorajado em relação ao futuro.
1 = Sinto-me desencorajado em relação ao futuro.
2 = Sinto que não tenho nada a esperar do futuro.
3 = Não tenho qualquer esperança no futuro e sinto que a minha situação não pode melhorar.

(C)
0 = Não me sinto um falhado.
1 = Sinto que tive mais fracassos do que a maioria das pessoas.
2 = Quando olho para o meu passado, tudo o que vejo é uma quantidade de falhanços.
3 = Sinto que sou uma pessoa completamente falhada.

(D)
0 = Sinto-me tão satisfeito como antes.
1 = Não me sinto satisfeito com as coisas que anteriormente me satisfaziam.
2 = Não me consigo sentir realmente satisfeito com nada.
3 = Sinto-me descontente e aborrecido com tudo.

(E)
0 = Não me sinto culpado de nada em particular.
1 = Sinto-me culpado uma grande parte das vezes.
2 = Sinto-me bastante culpado a maior parte das vezes.
3 = Sinto-me sempre culpado.

(F)
0 = Não sinto que esteja a ser vítima de algum castigo.
1 = Sinto que posso vir a ser castigado.
2 = Espero vir a ser castigado.
3 = Sinto que estou a ser castigado.

(G)
0 = Não me sinto desiludido comigo.
1 = Estou desiludido comigo.
2 = Estou desgostoso comigo.
3 = Odeio-me.

(H)
0 = Não sinto que seja pior do que qualquer outra pessoa.
1 = Critico-me a mim próprio pelas minhas fraquezas ou erros.
2 = Estou constantemente a culpar-me pelas minhas faltas.
3 = Acuso-me de todo o mal que acontece.

(I)
0 = Não penso suicidar-me.
1 = Tenho ideias de pôr termo à vida, mas não consigo concretizá-las.
2 = Gostaria de pôr termo à vida.
3 = Gostaria de pôr termo à vida se tivesse oportunidade.

(J)
0 = Não choro mais do que é habitual.
1 = Choro mais agora do que era costume.
2 = Passo o tempo a chorar.
3 = Costumava ser capaz de chorar, mas agora não consigo, mesmo quando me apetece.

(K)
0 = Não ando mais irritado do que é costume.
1 = Fico aborrecido ou irritado mais facilmente do que era costume.
2 = Sinto-me constantemente irritado.
3 = Não fico irritado com o que anteriormente me irritava.

(L)
0 = Não perdi o interesse pelas pessoas.
1 = Interesso-me menos pelas pessoas do que era costume.
2 = Perdi quase todo o interesse pelas outras pessoas.
3 = Perdi todo o interesse pelas outras pessoas.

(M)
0 = Tomo decisões tão facilmente como antes.
1 = Evito tomar tantas decisões como anteriormente.
2 = Agora tenho muito mais dificuldade em tomar decisões.
3 = Sinto-me completamente incapaz de tomar qualquer decisão.

(N)
0 = Acho que o meu aspecto é o do costume.
1 = Preocupo-me por poder parecer velho ou pouco atraente.
2 = Sinto que há constantes mudanças no meu aspecto, que me tornam pouco atraente.
3 = Acho que tenho um aspecto horrível (desagradável).

(O)
0 = Sou capaz de trabalhar tão bem como era costume.
1 = Agora preciso de esforçar-me mais para começar a fazer qualquer coisa.
2 = Tenho de esforçar-me muito para fazer alguma coisa.
3 = Não consigo trabalhar.

(P)
0 = Durmo tão bem como antes.
1 = Não ando a dormir tão bem.
2 = Acordo 1 ou 2 horas mais cedo do que era costume e custa-me voltar a adormecer.
3 = Acordo muitas horas antes do que era costume e não consigo voltar a adormecer.

(Q)
0 = Não me sinto mais cansado do que habitualmente.
1 = Fico cansado com mais facilidade do que antes.
2 = Fico cansado quando faço seja o que for.
3 = Sinto-me demasiado cansado para fazer seja o que for.

(R)
0 = O meu apetite é o mesmo de sempre.
1 = O meu apetite não é tão bom como costumava ser.
2 = O meu apetite piorou muito ultimamente.
3 = Não tenho apetite absolutamente nenhum.

(S)
0 = Não tenho perdido peso ultimamente.
1 = Perdi mais de 2,5 Kg de peso.
2 = Perdi mais de 5 Kg de peso.
3 = Perdi mais de 7,5 Kg de peso.

(T)
0 = Não me tenho preocupado com a minha saúde mais do que o habitual.
1 = Estou preocupado com os meus problemas de saúde.
2 = Estou tão preocupado com os meus problemas de saúde que me é difícil pensar noutras coisas.
3 = Estou tão preocupado com os meus problemas de saúde que não consigo pensar em absolutamente mais nada.

(U)
0 = Não notei qualquer mudança no meu interesse pela vida sexual.
1 = Estou menos interessado pela vida sexual que anteriormente.
2 = Estou muito menos interessado pela vida sexual.
3 = Perdi completamente o interesse pela vida sexual.

RESULTADOS:
De 1 a 9 –
Não tem depressão.
De 10 a 15 - Tem uma depressão ligeira.
De 16 a 23 - Já tem uma depressão moderada.
Mais de 23 - Tem uma depressão severa.

««»»

Consoante o seu resultado, não deixe de procurar ajuda! Pode fazer toda a diferença para a sua felicidade.

Foto: H. Koppdelaney
Teste adaptado de: Dormir melhor; Deco ProTeste, 1.ª Edição; Lisboa, Julho de 2007 (reimpressão de Fevereiro de 2011).

89 comentários:

  1. Legal esse teste. Minha mãe teve depressão e foi tão dificil, justamente na minha adolescência, foi complicado eu querendo viver e ela morrer, mas passou. Sempre procuro ler e entender e prevenir por que essa doença dificulta a vida de toda a familia, então estou como o seu blog buscando a felicidade. Bjs Eliane

    ResponderEliminar
  2. É meio complicado a depressão, conheço muitas pessoas que ja passaram por depressão e hoje estão muito saudável. Também perdi meu pai e minha mãe num espaço muito curto um do outro. É muito triste mais precisamos seguir sempre. Gostei muito de conhecer seu blog e estarei ja te seguindo... Convido a conhecer meu blog e se gostares me siga também. Um beijo!

    Smareis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sinto tb pela sua perda pois quando eu perdi a minha avó eu desenvolvi a famosa sindrome de pânico e nunca mais fui o mesmo ,mas hoje eu tou 90 por cento o que eu era antes!

      Eliminar
  3. Sinto pela tua perda! Beijoka e felicidades

    ResponderEliminar
  4. Nunca tive a depressão, este bichinho nojento...mas tive familiares que sofreram desse mal!!!
    Buscar ajuda profissional é importantíssimo!!!

    Beijinhos Amiga!!!
    Muita Luz!!!!

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe já sofreu é realmente um grande problema, para a pessoa que o sofre e para os que estão ao lado dessa pessoa.

    ResponderEliminar
  6. Gostei de fazer o teste e ainda bem que deu um resultado favorável, porque a depressão é uma doença terrível que altera por completo o comportamento humano, que impede de ser feliz em qualquer circunstância! Bjs

    ResponderEliminar
  7. Mafalda, este questionário vai ajudar muitas pessoas. Eu fiz e não estou nada deprimida :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Mafalda o meu resultado foi 19, achas que me deva preocupar? já tive uma depressão antes e fui seguida por uma psiquiatra, a qual detestei e depois de 3 ou 4 consultas não voltei mais. O que me valeu foi a minha médica assistente.
    Bj**

    ResponderEliminar
  9. A depressão é realmente um bicho terrivel. Eu andei lá perto, a minha sorte é que fui a uma consulta de rotina e a minha medica percebeu logo que eu não estava bem e receitou-me uns comprimidos para me ajudar a arrebitar. Na altura, não achei que ela tivesse muita razão e ainda estive renitente em os tomar, mas felizmente acabei por o fazer. Passado uns dias já me sentia outra. Hoje, tenho consciência de que não chegou a ser depressão, mas se não tivesse ido ao médico naquela altura iria de certeza cair nela.

    agora acabei de fazer o teste e não estou deprimida :)

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Tanita, repete o teste daqui a uma semana. Se obtiveres o mesmo resultado e tendo em conta que já tiveste uma depressão, podes estar a passar por uma recaída.

    Quando passei por isso fui a uma neurologista, que fez maravilhas. Sinceramente, se não apreciares o médico, muda. É a tua saúde que está em jogo.

    Também podes ir a um psicólogo para te ajudar com as causas por detrás da depressão. É que se estás em baixo, provavelmente há algo que está a provocar a situação. Será que sabes do que se trata? Será que podes eliminar o que está a originar o teu mal-estar.

    Não desistas é de lutar. Há sempre uma luz ao fundo do túnel, acredita!

    Beijinhos, se precisares de alguma coisa diz.

    ResponderEliminar
  11. Amiga, como há pessoas a minha volta com diagnóstico médico de depressão!
    Parece que é o mal da atualidade!
    Sim, vc está certa, não é possível lutar e vencer depressão sozinha! É preciso ajuda médica!
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  12. Mafalda, queridíssima amiga. Sinto muito por sua perda, de coração. Fiz o teste, amiga e não estou deprimida. Passei por grande depressão alguns anos atrás, por ocasião da partida de minha filha para o Mundo Espiritual. Hoje, ainda sofro e muito, mas com resignação. Estou de volta depois de um período de férias. Beijos e saudades.

    ResponderEliminar
  13. Obrigada Mafalda, vou repeti-lo e depois vejo o que dá. Depois digo-te.
    Bj**

    ResponderEliminar
  14. Olá Mafalda, passei por aqui para te dizer que tens um selinho para ti lá no meu blogue. É oferecido de coração.
    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  15. Mafalda
    Sinto muitíssimo, pela perda de sua mãe, ainda que há algum tempo. Eu sei o que é perder pai, e isso me causou uma depressão tão grande que tive que buscar ajuda. Esse é mesmo o mal do século.
    Bjkas com carinho!

    ResponderEliminar
  16. Sinto muito a tua perda Mafalda não sei como seria a minha vida sem a minha mãe...
    O meu resultado foi nove não estava nada à espera, mas pode ser do tempo:)
    Um beijinho enorme...

    ResponderEliminar
  17. Sinto muito pela sua grande perda.
    Um grande beijinho...

    ResponderEliminar
  18. Olá Mafalda. Nunca tive nenhuma depressão até agora e tenho 18 anos.
    Porém, deu-me 20 no resultado e pelo que parece corresponde a uma depressão moderada. Achas que devo começar a procurar ajudar?
    Espero resposta,
    Obrigada

    ResponderEliminar
  19. Olá Mafalda. Sinto muito a tua perda. Não imagino como será viver sem uma mãe. Eu tenho 14 anos e dependo muito da minha...
    Fiz o teste e deu-me 36..........................................................................................................................................................................................................................

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meu teste deu 44 entao estou realmente doente quero sumir morrer

      Eliminar
  20. meu deus o meu nivel de depresão foi de 46 oque eu faço.me ajudem por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repete o teste daqui a uma semana (pois este teste é muito sensível ao teu estado de espírito actual e que amanhã pode ser diferente). Se os valores elevados se mantiverem tens de procurar ajuda médica urgente. Não podes deixar de cuidar de ti.

      Beijinho e boa sorte

      Eliminar
    2. Ola Mafalda o meu resultado foi 37
      Tenho 43 anos e a cerca de 6 meses sinto uma grande tristeza dentro de mim nao me apetece falar com ninguem e nao consigo me divertir mesmo quando saio com familiares ou amigos.
      Quando ando na rua e olho as outras pessoas felizes e a sorrir e eu ando sempre triste
      Estou no estrangeiro e sou responsavel de uma loja e ja varios clientes me dizem que eu ando muito triste e quando me dizem isso ou ate mesmo no meu dia a dia so me apeteçe chorar nao a nada que me faça sorrir
      Sinto me muito sozinha apesar de ter a minha familia e amigos a meu redor
      Eu penso que sei qual o motivo de me sentir assim e ja falei com alguns familiares meus e eles me dizem que eu é que tenho que ver o que é melhor para mim
      Vivo a 5 anos com o meu companheiro e a tres anos para ca ele fuma erva e a partir dai ele quer estar sempre em casa so sai para ir trabalhar mas quando chega a casa do trabalho e ao fim de semana passa o tempo todo a fumar e nunca sai comigo ele fica na dele e pareće que se esquece que eu existo nunca faz nada para me agradar
      Eu sempre fiz tudo por ele peço lhe para ele deixar a erva ou reduzir ja por duas vezes que tive para o deixar mas ele promete me que deixa depois ta uma semana sem fumar e depois volta ao mesmo sinto me triste e infeliz sem saber o que fazer da minha vida
      Desculpe este desabafo
      Beijinho

      Eliminar
    3. Na minha modesta opinião, entre outras coisas, o que poderia ajudar seria eliminar a causa da tua tristeza.Já pensaste, mesmo sem ele saber, em procurar ajuda profissional (de um psicólogo, por ex.)? A ideia é que te desse uma orientação para saberes como agir com ele. E, se possível, quem sabe se não conseguem que ele aceite ajuda. A par disso, tu própria precisas de apoio para te manteres forte e teres motivação para superar os obstáculos. Pede ajuda!A vida é demasiado curta para ser vivida só com tristeza. Se fores à luta, poderás ter um futuro muito mais feliz.
      Boa sorte!

      Eliminar
  21. Mafalda, boa noite meu resultado foi 26, me sinto realmente triste e desmotivada, o pior é que eu sei o porque. Nunca imaginei que um dia depois de tantas coisas que passei me tornaria deprimida, quando sempre dei a volta por cima...Tenho 35 anos , estou muito triste, será que é um acúmulo de acontecimentos, acho que não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maior que os problemas que nos acontecem, é a sua sucessão constante e a forma como reagimos a eles. Deverias realmente pesquisar soluções para a causa da tua tristeza (pelo que percebi sabes bem qual o motivo para estares assim).

      Mas faz qualquer coisa por ti. Não deixes a situação agravar-se. Assim que possas consulta mesmo um profissional de saúde.

      Beijinho e boa sorte!

      Eliminar
  22. eu perdi muitas pessoas em tão pouco tempo !
    meu primo estava dirigindo e capotou o carro morreu ele a mulher o filho de quatro anos e sobreviveu em de dois anos por milagre depois de quarto meses morreu o meu tio pai dele de depressao tristeza com menos de um ano morreu meu outro tio foi terrivel sinto tanta faltar que so sei chorar e tenho problemas que as vezes me da vontade de quebrar as coisas de sair corendo ,mais tenho medo de ir ao medico e ele me passar remidio controlado nao sei oq fazer mais nao estou bem!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal que estejas a sofrer. Com tanto infortúnio, terás de dar tempo ao tempo, fazer o teu luto.

      No teu caso, creio que seria importante a ajuda de um psicólogo para seguires em frente. Concentra-te também em ocupar o teu tempo, melhorando algum aspecto da tua vida. Por vezes é importante mantermos a cabeça ocupada para não estarmos constantemente a remoer em pensamentos negativos. Procura igualmente ler muito. Opta por livros de desenvolvimento pessoal, que te ajudarão a superar a dor.

      Muita força!

      Eliminar
  23. Estou bastante depressiva,triste,angustiada. choro neste instante sinto-me só.desculpa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A vida não tem de ser sempre assim. Tem coisas más, mas tu podes mudá-la para melhor. Tens de decidir melhorá-la e começar a fazê-lo aos poucos. Espreita outros posts do blog, inclusive como ser mais optimista.

      Toda a sorte do mundo para ti.

      Eliminar
    2. Obrigada pela força Mafalda. Continuo triste,angustiada,deprimida mais vou tentar seguir em frente e creio que conseguirei. Estou só mais nao vou me deixar abater.Por Deus!Abraço Mafalda. Gugu

      Eliminar
  24. Obrigada de coração viu! Vou procurar a ver se melhoro continuo triste,angustiada nao quero deixar-me abater preciso reagir e vou conseguir.Preciso de ajuda por Deus. Obrigada Mafalda pela força.Abraço.Gugu

    ResponderEliminar
  25. Obrigada pela força pelos vistos preciso de ajuda de um profissional estou super down e já não sei o que fazer só me apetece chorar e ficar distante de todo mundo! !!

    ResponderEliminar
  26. Após uma relação de 16 anos (namoro e casamento) ter terminado em 2010 com diversas traições por parte dela, a minha vida foi sempre a afundar, tentei...oh se tentei lutar e manter-me à tona de água, surgiram problemas de dividas relacionadas com o casamento, as quais tenho solucionado aos poucos e quase estão resolvidas, conheci 2 pessoas após a separação e só serviu para me desiludir mais, a primeira pessoa amei como nunca amei ninguém e ela amava-me muito, não só pelo que dizia mas pelas atitudes que tinha, e eu confiei nela a 150%, de um dia para o outro terminou tudo, a segunda pessoa também amei, não tão intensamente mas amava-a, a mesma coisa, de um dia para o outro acabou tudo.
    Voltei para a Faculdade para recomeçar o curso que começei a tirar em 1994 e tenho tido notas excelentes, tento manter-me ocupado, não procuro relacionamentos, saturei-me de tudo, mentalizei-me que não vale a pena, eu nasci na época errada, não acredito nas pessoas ainda que estejam a cortar os pulsos à minha frente e a jurarem a pés juntos amor eterno e blá blá blá, eu não acredito.
    Sinto-me triste e desiludido, a maior parte dos dias ando feito máquina, não me comovo com acidentes, homicidios...etc, afastei-me da familia (nunca senti apoio só critica), não me apetece sair para lado nenhum, vivo sózinho no meu mundo, só sinto amor pela minha cadela que já está velhinha e um dia deste irá partir também.
    Não tenho filhos apesar de o ter querido, não sinto alegria nenhuma na vida, vivo-a porque tenho que viver, não espero nada do futuro já, só gostava de sentir paz de espirito, a minha parte humana foi assassinada, sinto-me um despojo.
    A poucas semanas de completar o meu 39 aniversário sinto-me a pessoa mais infeliz do mundo, o meu resultado no teste foi 34, não vou procurar ajuda nenhuma porque simplesmente não quero, ninguém ou medicamento algum vai devolver aquilo que me foi subtraído, para que isso funcionasse eu teria que trair a mim próprio alterando a forma como sempre vi o mundo.
    Apenas quis partilhar o que me vai na alma, eu sei que estou com uma depressão grande, ainda que conclua o curso e venha a ter sucesso profissional isso não me vai devolver a vida que perdi, não me vai encher o coração.
    Um abraço e cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Victor, quando li sua msg fiquei triste pq tb estou num momento triste, mas resolvi falar com vc pois acho que nem tudo está perdido e não deixe de orar a Deus para que Ele possa te ajudar nos seus desejos e frustações, não tem nada q não peçamos a Deus com fé que Ele não realize. E acredite que amanhã sempre será um novo dia onde suas esperanças serão renovadas. E deixe seu coração amar de novo, desiludir-se mas não deixe de amar, olhe para os lados as vezes o grande amor tá tão perto que vc nem imagina.Bjs

      Eliminar
  27. o meu resultado foi 35 :s nao sei o que fazer, estou tão cansada disto e por mais que tente é muito difícil ter ânimo para o que quer que seja.

    ResponderEliminar
  28. pare de contar o resultado quando passei do 31...acho que estou mal mesmo...talvez se eu orar mais... quem sabe.

    ResponderEliminar
  29. o meu deu 35 :( cara... não sei mais o que fazer! minha vida está como a 1ª questão... Ando tão triste ou infeliz que não consigo suportar mais isto.

    ResponderEliminar
  30. Minha nossa. Pontuei 40!

    Abandonei minha carreira, ando me sentindo anulada, ainda que tenha a maternidade em primeiro lugar em minha vida. Cuidar e nutrir minha filha tem sido uma experiência muito gratificante, no entanto, sinto que estou em afundando a cada dia mais. Tenho medo que o meu caso seja clínico. Estudei muito, sou graduada e pós graduada, trabalhei muito, sou bem casada, tenho carro e um bom apartamento - sonho padrão de todo casal jovem, nessa nossa sociedade capitalista - mas, nada me satisfaz. Minha bebê tem 15 meses, ando cansada, estou lutando para perder os quilos que ganhei com a gestação, a cada dia me sinto mais velha e infeliz. Tenho 27 anos, mas sinto que tenho 50...

    ResponderEliminar
  31. o meu deu 48, dai eu me pergunto 15 anos de idade e sofrer tanto por absolutamente quase nada :(
    é fods voce ser a conselheira de todos e ninguem te ajudar, ter auto- motilaçao com apenas 14 anos e ser julgada por mais de 100 pessoas por mais de um ano, aguentar brigas, dor, sofrimento tudo calada por que voce nao consegue se abrir com ninguem :/, mal pensar na vida que voce tem pela frente, olhar para o passado e as lagrimas rolarem em seu rosto, pensar em suicidio e nao ter coragem de concluir o seu pensamento, ser manipulada pela sua propria mente. A cupa é minha? nao kkkkk a cupa é das pessoas que vivem a base do sofrimento e angustia dos outros onde so olham para si mesmo, onde julgar vem em primeiro lugar, humilhar vem em segundo, rir vem em terceiro e ajudar, aconselhar nao entram na lista, carrego cicatrizes no corpo mais as do coraçao jamais seram cicatrizadas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também já me alto mutilei. já tentei me matar. não vou dizer como. mais dá para imaginar como, eu acho. quase todas as minhas musicas tem uma certa tristeza e algumas são bizarramente tristes. então, acho que posso entender um pouco do que sente. meu teste deu 38. o que você escreveu é sério e deve ser ouvido. quero que saiba que eu te ouvi. espero que você melhore. pessoas como você são as que mais me chamam a atenção. pois eu também sou um pouco assim. dói muito mesmo. eu sei que doi. tenho medo dos meus amigos virarem as costas para mim e começarem a me julgar. não digo sobre minha tristeza para quase ninguém. eu não queria dizer essas coisas em publico. mas eu disse, pois quero que saiba que eu te ouvi e que quero muito que você seja feliz. paz amigo. não nos conhecemos, mas compartilhamos algumas coisas.

      Eliminar
  32. 26 considero ela alta eu sou meio depressivo nao saio de casa,os meninos la da escola me zoam, o meu unico conforto é usar a internet ou jogar video game

    ResponderEliminar
  33. 39 Pontos
    Estou uma merda, estou muito atrasado nos meus estudos da faculdade, pois tenho 27/28 anos, para piorar minha namorada enchia o saco em relação a ciúmes (sem motivo nenhum), o que me atrapalhou ainda mais em relação aos meus estudos, e logo esse semestre era o que eu estava mais animado, então piorei de vez. Desistirei do curso, sem mais..
    Não consigo ficar mais feliz por muito tempo, somente algumas horas, logo após, depressão se irradia novamente. Eu gostaria de ter algum tipo de ajuda, mas o pior é que nem sei se quero ajuda, se eu morresse seria um ótimo final feliz para min.

    ResponderEliminar
  34. Ah que legal, meu comentário não saiu. Sou um azarado mesmo, Minha pontuação tava 39, pulou para 40 agora. Sou um fracassado mesmo.

    ResponderEliminar
  35. Bruno seu comentario saiu e eu li eu fiquei assim também mas se você tem país pense neles.porque estou triste so em voce pensar isso .felicidades .de uma anônima do RN.

    ResponderEliminar
  36. oi...nossa eu fizo teste... o meu deu 29.... grave nao eh? nao ando bem msm... ando estranha... sem vontade de nada... triste... hj so qro a cia dos meus filhos... na maior parte das vzs evito o contato com pessoas... estou me fechando... e cada dia mais... nos ultimos dias eu ando me sentindo mal o tempo td... as vzs acho que eh coisa da minha cabeca... tento abstrair ... mas nao da... me sinto mto mal... olho p mim e me perg pq to assim, pq to gorda, pq to triste, pq estudar, pq isso, pq akilo.... td o tempo assim.... ate no trab... tds me perg o q aconteceu , pq ta triste, e eu sempre resp q to c sono, mas nao eh sono... eu nao sei o q fazer....

    ResponderEliminar
  37. O meu resultado deu 33. Não perdi ninguém em minha vida até agora, mas acho que me perdi em algum momento ou lugar.
    Há escolhas que fiz no passado que ainda hoje me incomodam. Muitas vezes me pego pensando como seria minha vida se tivesse seguido por outro caminho.
    O que mais me incomoda. Não saber se o que pelo que hoje passo poderia ser diferente ou se esse era o meu "destino."

    Marcelo

    ResponderEliminar
  38. Olá Mafalda, estou passando pelo mesmo problema que você. Já faz alguns meses, mas infelizmente sinto que não consigo mais tocar minha vida, o sentimento de prazer ou felicidade se tornou algo estranho nos meus dias...
    Não sei se devo contar ao meu pai e procurar ajuda, acredito que seria uma grande decepção para ele.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  39. Nossa, o meu deu depressão moderada :O
    Isso porque vou na psicóloga toda semana há 4 anos huehuehe
    Bom pra gente ficar atenta!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  40. O meu teste bateu na trave dos 32 pontos. Lêlêêê... Estou deprimida. Entretanto fui diagnosticada há 5 anos como portadora do transtorno bi-polar (por décadas tratei-me com antidepressivos, ansiolíticos e soníferos, pois pensava ter a Síndrome do Pânico). Minha mãe tinha isso (na época era chamado de paranóia maníaco depressiva) e isso, infelizmente, é hereditário. Minha mãe suicidou-se aos 46 anos (na época eu tinha 19 anos). Atualmente estou medicada quanto ao transtorno bi-polar. O problema é que desde 2012 venho lidando com perdas: uma irmã morreu há 2 anos dois dias depois de meu aniversário; rompi relações (que era muito tóxica) com outra irmã, renunciei ao meu direito de herança (de meu pai) por desentendimento com meu irmão-inventariante; perdi dinheiro numa reforma residencial, devido a golpe do empreiteiro que deixou minha casa estraçalhada; acabaram minhas economias e o outro empreiteiro ainda não terminou o conserto(era para ter findado em 03/10); morreu uma gatinha velhinha que me acompanhou por 19 anos, à qual eu era muito apegada... Enfim, um volume de eventos suficiente para me deixar deprimida. Mas não sei se tomar antidepressivos, além do medicamento para o transtorno bi-polar faria alguma diferença, ou apenas deixar essa onda passar, apenas tendo calma, seria o melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente acho que deves consultar um médico e, acredito que os medicamentos podem ajudar, mas até um certo ponto. Mereces mais da vida, do que somente curar uma doença, mereces ter uma vida saudável, mas também feliz. Acho que a par de apoio médico, deverias principiar pela leitura do livro, de que falei neste post: http://manualdafelicidade.blogspot.pt/2012/08/sugestao-da-semana-30-vencer-depressao.html

      Eliminar
  41. estou mal triste,n consigo sair a Minha vida parou,so Muir negativa tenho dor n peito m Sinto infeliz n sei mais oq fazer

    ResponderEliminar
  42. Fiz muita terapia pra me ajudar. Nada adiantou. Ate que conheci uma coach que fez toda diferença e evolui bastante. A minha é a Ana e ela atende tambem por skype. A quem interessar possa o email é anaamelliateixeira@hotmail.com

    ResponderEliminar
  43. Nossa.. 34 deu o meu =( ... hj em dia ando irritadissima ate com minha filha de 5 aninhos.. td oq ela quer e conversar ou contar alguma coisa, mas nao consigo nem responder direito. Perdi a esperança no meu futuro por burrice que fiz no passado e 10 anos depois nunca mais consegui consertar.. estou estagnada, sem vontade de fazer nada.. e qndo consigo aquilo que eu tanto queria, perde a graça e ja me sinto triste de novo... oq mais me dói é que apesar de tudo eu nao tenho motivos pra estar assim. Tenho ajuda financeira, tenho carro, tenho teto... mas ate os fato dos outros me ajudarem me incomoda muito, muito mesmo.. não sei mais oq fazer sinceramente e nem que rumo tomar =(

    ResponderEliminar
  44. Nossa perdi minha mae ha dois meses meu resultado foi 33. To ruim hem. Tenho que procurar psiquiatra ou neurologista

    ResponderEliminar
  45. Quero e preciso de ajuda...so que n sei onde preocurar...ja me dei mal tantas vezes por acreditar em pessoas falsas...n sei o que faço mais...

    ResponderEliminar
  46. 43. Não sabia que meu caso fosse tão sério. Sempre tive altos e baixos mas desde que minha mãe morreu, o que já faz um ano, eu perdi completamente a vontade de viver. Nada mais me alegra, tenho crises de choro constantemente, pensamentos suicidas, e acho que só vou sofrer na vida. Estou sempre sentindo que alguma desgraça está para acontecer. Chega a me faltar o ar e a doer meu coração. Não aguento mais viver assim. é terrível, perdi a fé e a esperança. Estava me tratando com fluoxetina mas não adiantou nada então eu parei. Nunca me senti tão sozinha, estou desesperada.

    ResponderEliminar
  47. 53 pontos.... nada que Ella não soubesse (aos anos que assim é)!

    ResponderEliminar
  48. Deprimida de carteirinha. Total :39. Já fiz análise. Terapia mais ou menos 10 a 15 anos. Remédios... Todos. Como sei? Apesar de tudo. sou profissional médica da área. O que dá alento é q estou envelhecendo portanto, não terei muito mais tempo p ficar assim. Por outro lado. eu mesma já tratei muitas pessoas q tão bem. A vida é sublime.. unica então com ou sem depressão. vamos vive-la. É um transtorno mental e ora pioramos por conta. Suicídio... Não é anti -natural. Qualquer ser vivo luta pela vida.. nos como seres racionais temos q fazer o mesmo. Até pq de repente. a gente aprenda a se amar...

    ResponderEliminar
  49. O meu teste deu 32, sempre fui muito feliz, mas há mais ou menos dois anos tenho sido infeliz, simplesmente sem motivo, hoje péssima, só quero chorar, antes praticava esporte,hoje a coisa mais difícil é levantar de manhã. Trabalho e faço faculdade porque sei que não devo me deixar por essas coisas, mas tem sido tão difícil e o pior de tudo isso é que essa depressão tá atrapalhando minha relação com meus familiares, com meu namorado, amigos e colegas de trabalho. Cansei, eu quero ser feliz!! Essa semana irei marcar uma consulta com um psiquiatra, não aguento mais.

    ResponderEliminar
  50. 31... :(
    A maior parte de mi há vida eu desejo sumir desaparecer. Mas não posso tenho tentado pormeus filhos fica de pé mais ta cada dia mais difícil.

    ResponderEliminar
  51. O meu deu 21, depressão moderada... Tenho 14 anos e vou fazer 15, o que parece ser bem cedo para que eu tenha essas coisas. Já pedi ajuda a minha família, mas eles não levam a sério e eu não confio neles quanto a essas coisas, pior são os amigos, que não sei nem se consigo chamar de amigos de verdade... Não sinto praticamente nada por eles hoje, não era a mesma coisa que antes. Sinto que tudo que faço é um peso na vida. Eu sonho em ser livre , morar em um local agradável tipo a Irlanda ou a zona rural da Itália, mas não consigo ter forças para realiza-lo.
    Venho pesquisando sobre o assunto, mas ainda parece ser tão difícil superar isso... O que eu falei aqui em cima foi um desabafo, meio que eu precisava fazer isso. Espero que entendam. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não te conheço mas acho que entendo vc,temos idades próximas.
      Admiro sua coragem para falar com alguém, não consigo fazer isso.
      Tomara que esteja melhor!

      Eliminar
  52. Meu nome é Andrea fiz o teste e deu 44 sei que não estou bem minha vida e uma loucura descobri a uns anos que numa transfusão de sangue numa cirurgia muito séria que o doador era soro positivo e contrai dele o HIV até hoje não consigo aceitar isso fui em vários psicólogos mas não consigo vivo com problemas ou melhor vivo em hospital cheio de problemas financeiros que vida e essa peço socorroooo9oooooo9o

    ResponderEliminar
  53. Meu teste deu 19,é grave?
    Eu costumo a rir bastante com meus amigos durante o dia inteiro, mas é diferente a noite.
    Pensei antes que tinha a ver com a adolescência e etc,mas percebi que me sinto assim a mais tempo.
    Estou com medo de saber...

    ResponderEliminar
  54. Eu estou muito mal ultimamente penso todos os dias que vou morrer e o meu resultado é de 41

    ResponderEliminar
  55. O meu resultado foi 14...
    Tenho 50 anos, estou a atravessar o periodo da menopausa e por conseguinte sinto-me extremamente sensivel.
    Os meus filhos ja têm a sua vida, meu companheiro é muito meu amigo mas muito frio.
    Nunca consegui que a minha mae me admirasse como admira a minha irmã. Fui educada por um pai extremamente severo e tenho uma personalidade deveras sensível...
    Achei que deveria consultar um psicólogo. Faço bem? Sinto-me down... é normal?

    ResponderEliminar
  56. O meu deu 37 pontos, mas não LIGO mesmo tudo que quero é ir ficar perto da minha mãe tudo que quero é ser feliz tudo que quero é que entendam minha dor e nao digam que é drama... Tudo que quero é morrer e deixar de ser um encomodo

    ResponderEliminar
  57. Meu Deus. Socorro
    Pensei que estivesse somente triste. Fiz o teste e passou de 30

    Estou desesperada e em prantos.
    O que faço?

    ResponderEliminar
  58. Para quem eu tive coragem de assumir, foi meu marido, mas ele disse que é frescura minha. Que é pura besteira

    😭

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não e so seu marido que pensa assim, toda sociedade pensa isso.

      Eliminar
  59. o meu deu 24 ,ultimamente tenho me sentido muito triste desgostoso , sem vontade , sou esforçado ,mas nao to conseguindo evitar e estou me afundando a cada dia que passa.

    ResponderEliminar
  60. O meu deu 30, eu já fiz vários testes e todos sempre acabam com o resultado de Depressão Severa ou Mediana, mas o problema é q eu n consigo falar isso para ninguém, nem para meus pais ou amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se queres realmente viver uma vida FELIZ, depende de ti! Tens mesmo de falar com alguém da tua confiança e ter apoio médico! Eu já tive depressão e, na altura tive apoio médico e a minha vida melhorou muito. Depende de ti dares o primeiro passo! Luta por ti mesmo/a, porque a vida é demasiado curta para não aproveitares cada momento. AGE e com o tempo certamente ainda serás muito feliz! Boa sorte!

      Eliminar
    2. O pior é você ter a consciência de que depende de si mesmo para ser feliz, e ser seu pior inimigo, se sabotar o tempo todo. É isso que acabo fazendo e sofro ainda mais por saber que sou minha própria inimiga

      Eliminar
  61. tenho 16 anos e meu resultado foi 30 oq devo fazer...?

    ResponderEliminar
  62. Este teste diz que estou com depressão severa... Fui muito honesta nas respostas, mas nem sei como é essa doença depressão,

    ResponderEliminar
  63. Este teste diz que estou com depressão severa... Fui muito honesta nas respostas, mas nem sei como é essa doença depressão,

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails