terça-feira, 30 de agosto de 2011

Elimine a tralha do seu escritório

A eliminação de tralha pode sem dúvida trazer-nos paz de espírito e calma, ao contrário de um ambiente atulhado de coisas. Para além disso, só a tralha faz com que, em média, tenhamos mais 40% de trabalho doméstico (o que por si só, já é uma chatice).

O escritório lá de casa, e devo admitir que o meu não é excepção, é por vezes um espaço onde se junta toda e mais alguma papelada. Isto quando não chegam outros objectos, que nada têm a ver com este espaço.

Eu quero organizar o meu escritório e remover tudo o que e supérfluo. E você, quer seguir-me? Eis 20 dicas para eliminar a tralha do seu escritório:

1 – Adquira algum mobiliário de escritório, que inclua gavetas e armários fechados - estes ajudam a diminuir o “ruído visual” daquele espaço.

2 – Adquira prateleiras - estas permitem-lhe manter arrumados dossiers e caixas de arquivo.

3 – Recorra a organizadores – pode utilizar sistemas de arquivo de documentos, caixas organizadoras, recipientes para pequenos utensílios (canetas, clips, tesouras, etc.), organizadores de gavetas, blocos classificadores de gavetas, tabuleiros de secretária empilháveis, etc.

4 – Crie uma área de organização de papelada - nesta pode incluir: papéis de suporte ao seu escritório (envelopes, papel para a impressora, post it’s), um arquivo com separadores para os papéis a utilizar naquele mês (este pode estar dividido por correspondência, contas a pagar, recibos, talões de desconto, etc.), dossiers (para arquivar toda a papelada importante), revistas (pode dividi-las por género de leitura), a sua agenda, outros itens que precise regularmente.

5 – Mantenha um cesto de papéis - assim os que não são importantes vão de imediato para o lixo.

6 – Mantenha a área da sua secretária livre de papelada - o aspecto arrumado vai incentivá-lo a manter o resto do escritório nas mesmas condições.

7 – Organize a correspondência diariamente - ao abrir o correio, separe-o de imediato, para o arquivar na área respectiva ou deitá-lo no cesto de papéis (sim, às vezes acontece…).

8 – Organize os documentos por categorias – pode ter um dossier para as contas da «casa» (água, luz, gás, etc.), outro para os «seguros», outro para a sua «situação financeira» (orçamento, contas bancárias, investimentos), outro para a sua «formação» (currículo, certificados de formação, etc.)…

9 – Utilize blocos classificadores de gavetas ou tabuleiros de secretária empilháveis, para a papelada do dia – estes organizadores permitem separar de forma rápida os papéis que recebe diariamente, basta indicar a categoria do documento em cada gaveta ou tabuleiro. Isto é importante para documentos que sabe que ainda não pode arquivar (por ex. contas por pagar, correspondência a que tem de dar resposta, etc.).

10 – Dedique um dia por mês para arquivar toda a documentação – isto para que a documentação não fique esquecida nos organizadores do número anterior (ponto 9). O ideal seria, assim que tivesse tratado da documentação, arquivá-la de imediato. Mas para garantir que o arquivamento é feito, convém agendar um dia para o fazer.

11 – Separe os papéis profissionais dos pessoais – se misturar tudo, quando precisar de alguma coisa, irá ter dificuldade em encontrar.

12 – Guarde junto da secretária o material que utiliza com maior frequência – a impressora, o telefone ou fax, a sua agenda..., em vez da colecção de revistas ou a pastas dos recibos de há três anos. O material que não utiliza frequentemente deverá ser arquivado num armário ou estante.

13 – Crie etiquetas, à mão ou no computador – coladas nas caixas de arrumação, dossiers, classificadores, tabuleiros, etc., permitem organizar os documentos por categorias.

14 – Faça uma limpeza geral ao escritório, uma ou duas vezes por ano – assim poderá eliminar revistas e jornais velhos ou documentos que já não são necessários e dar um aspecto arrumado a este espaço.

15 – Se partilhar o seu computador, crie um sistema de organização prático para ambos – poderão reunir os documentos relativos há habitação numa pasta, mas devem dividir os documentos específicos de cada um, em pastas distintas.

16 – Controle o seu e-mail - Consulte o seu e-mail diariamente. Para o que não poder apagar de imediato, reserve um dia por mês para o fazer.

17 – Minimize o lixo electrónico – Quanto à publicidade indesejada (spam), apague-a de imediato. Mas poderá sempre usar técnicas para evitar receber spam (não divulgar o seu e-mail principal na internet, ter um e-mail secundário para quando se cadastrar em algum site, não enviar piadas ou correntes de e-mail, utilizar o programa anti-spam do servidor de e-mail…).

18 – Organize o seu computador – crie pastas e sub-pastas para classificar a documentação, evitando guardar documentos ou programas que sabe à partida que não volta a utilizar.

19 - Dê nomes de fácil identificação aos seus documentos digitais – isto permitirá encontrá-los facilmente através do localizador do computador, caso se esqueça da sua localização.

20 – Mantenha a tralha do escritório controlada – deixe o escritório tal como o encontrou (se este estiver organizado, obviamente) e não o utilize como depósito de objectos ou de toda a papelada que encontrar.

Foto: Google images - Autor não identificado

13 comentários:

  1. Interessante... Já comecei a fazer isso no domingo, rsrsrsrs!!!
    Depois de ler, então, já me deu mais ânimo ainda!!!
    rsrsrs!

    Valeu!

    Beijos

    Fique com DEUS :)

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que o meu escritório se resume ao sofá, duas almofadinhas nas costas, e um portátil à frente...assim, não há o que arumar :)
    "ó menos isso" :)

    Bj grande

    ResponderEliminar
  3. Posso orgulhar-me de até ser bastante organizada no escritório (já o guarda-fato é uma coisa à parte). A semana passada fiz uma limpeza e organização à casa toda comprei alguns moveis novos para organizar melhor tudo e gostei como ficou, menos confusão mais limpo.

    ResponderEliminar
  4. Hei-de ganhar coragem de seguir estas dicas...eu sou daquelas que guarda tudo...vê lá tu que ainda tenho os livros de escola,Mafalda!
    Sou uma vergonha!

    ResponderEliminar
  5. Estou precisando organizar as tralhas da casa inteira... Esse post me veio como um puxão orelha kkkk

    ResponderEliminar
  6. Eu tambem ando há algum a ver se consigo organizar o escritório. Tem sido a pouco e pouco (muito devagarinho lol). Já cumpri os pontos 1,2,6 e 7. O ponto 8 tambem vai no bom caminho, mas ainda falta tirar os restantes docs das gavetas e acabar de os organizar.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Mafalda que dicas excelentes! O único jeito de manter o nosso espaço de trabalho livre. Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Que dicas fantásticas Mafalda:)Vou leva-las comigo:)Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. O meu problema é mesmo o do trabalho, ando sempre a arrumar e depois os colegas despejam tudo em todo o lado, mais pareço a senhora da limpeza, fico cansada, mas eles não aprendem.

    ResponderEliminar
  10. Mafalda, bom dia menina, que tarefinha longa essa, preciso imprimir essas dicas e dependurar na porta do escritório aqui de casa pra quem sabe criar coragem e seguir suas dicas....como juntamos tralhas não??Adorei o post! Bj e uma lindaquarta -feira por ai ...
    Obrigada pela linda visita lá no CASA.
    Valeria

    ResponderEliminar
  11. Passando, estava com saudades, aproveitando para aprender e me inspirar. Beijinhos Eliane

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails