terça-feira, 10 de maio de 2011

Visão sobre o passado influencia felicidade

Segundo um estudo divulgado no Diário Digital, investigadores norte-americanos concluíram que “Pessoas que se lembram do seu passado de forma positiva têm mais probabilidades de serem felizes no presente”.

Este estudo, realizado na San Francisco State University, e conduzido pelo Dr. Ryan Howell, entrevistou 750 pessoas sobre temas como a sua personalidade, satisfação com a vida e análise da «perspectiva de tempo» (trata-se de um conceito utilizado para a pessoa descrever como é no passado, presente ou futuro).

Para avaliar a perspectiva de tempo, os participantes foram questionados sobre como se lembravam do seu passado, se essas lembranças eram positivas e se acreditavam que o seu futuro é determinado pelas suas acções ou pela sorte”. E o que se concluiu? O que outros estudos que li sobre o assunto, afirmam: as pessoas com lembranças positivas e até nostálgicas do passado tendem a ser mais felizes do que as que não têm boas recordações. Para além disso, quem tem mais lembranças felizes, no presente é menos propenso a ter pensamentos negativos e a lamentarem-se – o que pode ter a ver com a neuroplasticidade do próprio cérebro.

Apesar de não podermos mudar o nosso passado, se alterarmos a forma como o vemos, podemos ser bem mais felizes. Num outro post, deixei-vos umas sugestões para criarem as vossas próprias lembranças felizes. Espero vos ajude, para que olhem para o vosso passado com um olhar nostálgico e um sorriso no rosto.

Foto: Google images – Autor não identificado

21 comentários:

  1. Enquanto nos "prendermos" ao passado continuaremos a repetir as mesmas vivências!

    Concordo que cada dia temos a oportunidade de alterar a nossa vivência e a forma como queremos estar na vida.

    Gostei muito do post Mafalda, muito interessante.

    Um dia feliz
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Bom ... eu diria que quem vive de passado é museu, por muito boas que sejam as lembranças, elas tem sempre um toque nostálgico, portanto, há que pensar positivo sempre e seguir em frente.

    Eu penso que devemos questionar o nosso presente e aí sim preparar um futuro diferente, alterando pensamentos e atitudes.

    O que passou não volta mais ...

    (minha humilde opinião)

    Beijokinhas.

    ResponderEliminar
  3. Gostei deste post...faz-me sempre olhar para tras e ver o quanto tenho sido feliz, as partes que menos gstei não foram infelizes só nao estavam tanto a meu gosto e sao essas que temos mudar...o resto fica tudo na mesma

    beijo Mafalda

    ResponderEliminar
  4. Pois e pq que que as coisas negativas pesam sempre mais ;)

    ResponderEliminar
  5. Mafalda, PARABÉNS pelo poster, completo e direto!!!ADOREI!!!

    Concordo que uma pessoa parada no passado triste não vivi o hoje e nem vai viver o futuro quando este for presente, enfim...

    Beijinhos Iluminados!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderEliminar
  6. Por vezes existem coisas dificeis de mudar, mas talvez olhar com outros olhos, olhar como uma lição até ao dia de hoje ;)

    ResponderEliminar
  7. Mafalda,
    Muito bom o texto, bem focado, sem rodeios e creio bastante em tudo o que foi dito nele.Por isso, "xô" más lembranças! E mais, vamos viver o presente com muita alegria, atrair o que é positivo. O futuro, a Deus pertence!!!
    Em tempo, vc pegou o selinho dos 400 amigos do Amadeirado? Você foi uma de minhas primeiras seguidoras e essa marca foi garantida à força que vc sempre me deu.
    Bjkas e uma semana super ensolarada pra você!!!

    ResponderEliminar
  8. Tens que escrever um livro com todas estas boas dicas que nos dás.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Mafalda, falta estava sentindo de ler essas palavras maravilhosas q vc escreve em teu blog.
    Pode deixar q terei um tempinho para passear sempre por aqui.
    bjus

    ResponderEliminar
  10. Que bom este post, Mafalda! Eu procuro sempre trazer à mente as minhas experienciass felizes, e as vezes até sorrio, me faz bem.
    Gostei demais de ter sabido desta pesquisa, assim posso trabalhar mais em cima disso.
    Um feliz dia dia para você!!! E muito grata pela sua visita.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Eu mesma já havia percebido isso, que pessoas que se desgrudam principalmente das coisas que fora tristes do passado e relembram mais das coisas boas, vivem um presente bem melhor...
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Aprender a perdoar aos outros e a nós mesmos é uma das grandes missões que todos nós temos para sermos mais felizes e nos tornarmos pessoas melhores.
    Adorei o texto Mafalda!
    Beijos!!!!

    ResponderEliminar
  13. Complicou pra min, pois quando olho o meu passado tenho muitas lembranças ruim. Bjs Eliane

    ResponderEliminar
  14. OLÁ MAFALDA,
    OBRIGADA PELA VISITA AO MEU BLOG E POR SEGUIR-ME.
    JÁ ESTOU SEGUINDO VOCÊ TAMBÉM.

    MUITO INTERESSANTE TEXTO QUE VOCÊ POSTOU.
    ACREDITO MESMO QUE AS PESSOAS COM MAIS LEMBRANÇAS FELIZES DO PASSADO TENDEM A SER MAIS ALEGRES E OTIMISTAS.
    MAS, COMO NÃO TEMOS COMO MUDAR O PASSADO, COMO DISSE CHICO XAVIER, VAMOS FAZER UM NOVO FIM PARA NOSSAS VIDAS.
    SE TIVERMOS QUE OLHAR PARA O PASSADO,VAMOS OLHÁ-LO COMO EXPERIMENTOS E DAÍ TIRAR OS MELHORES PROVEITOS PARA O NOSSO PROGRESSO E CRESCIMENTO.
    BEIJO E VOLTE SEMPRE.

    ResponderEliminar
  15. É a ciência testifica o que já era evidente.

    Relembrar passado sempre como visão negativa, traz rancores, mágoas, frustações. Devemos lembrar emocionalmente apenas do passado que no fez bem.


    Abração, Mafalda.

    ResponderEliminar
  16. Mafalda, o que houve com o Blogspot?
    Risos, meu último poster sobre o livro O Código da Inteligencia sumiu? Risos!!!

    Tenha um LINDO FIM DE SEMANA!!!
    Paz e Luz!!!

    ResponderEliminar
  17. Aquele que alimenta apenas o lado negativo do passado é claro que hoje é infeliz e amanhã uma consequência de hoje. Por isso a necessidade de cultivar o otimismo e ver mais o lado positivo de si mesmo, mesmo porque ninguém foi infeliz em tempo integral no passado.

    Mafalda, um prazer conhecê-la!!
    Um excelente fim de semana!
    Beijo

    ResponderEliminar
  18. Graças ao problema com o blogger, houve alguns comentários que perdi, mas eis alguns que estavam no meu e-mail:

    Vera Lúcia Duarte - OLÁ MAFALDA,
    OBRIGADA PELA VISITA AO MEU BLOG E POR SEGUIR-ME.
    JÁ ESTOU SEGUINDO VOCÊ TAMBÉM.

    MUITO INTERESSANTE TEXTO QUE VOCÊ POSTOU.
    ACREDITO MESMO QUE AS PESSOAS COM MAIS LEMBRANÇAS FELIZES DO PASSADO TENDEM A SER MAIS ALEGRES E OTIMISTAS.
    MAS, COMO NÃO TEMOS COMO MUDAR O PASSADO, COMO DISSE CHICO XAVIER, VAMOS FAZER UM NOVO FIM PARA NOSSAS VIDAS.
    SE TIVERMOS QUE OLHAR PARA O PASSADO,VAMOS OLHÁ-LO COMO EXPERIMENTOS E DAÍ TIRAR OS MELHORES PROVEITOS PARA O NOSSO PROGRESSO E CRESCIMENTO.
    BEIJO E VOLTE SEMPRE.

    Folha em branco - Complicou pra min, pois quando olho o meu passado tenho muitas lembranças ruim. Bjs Eliane

    ResponderEliminar
  19. Muito Interessante o texto.
    Gostei muito!
    Eu creio que depende muito de cada ser, ve e vive a sua vida atual e de que forma ve o seu passado.
    Na minha forma de pensar nem sempre que tive uma infância feliz seja feliz no presente, ou quem sofreu demais no passado seja infeliz no presente, controverso. Depende muito da limitação de cada ser humano, e qual o seu grau de compreenção do porque dos acontecimentos felizes ou infelizes em sua vida, viver não é nada facil e viver com alegria então...
    Tenha um bom final de semana
    meu abraço fraterno
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  20. Muito interessante, nunca tinha pensado nisso, mas se pensar-mos bem faz sentido.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails