quinta-feira, 19 de maio de 2011

Excesso de álcool – um destruidor da felicidade familiar

Na semana passada estive numa formação sobre o alcoolismo e acho importante passar algumas informações que recolhi. Apesar de uma pessoa alcoólica nem sempre reconhecer o problema e não se sentir necessariamente infeliz, destrói a felicidade da sua família aos poucos.

Se toda a gente ao seu redor se queixa que bebe demasiado, talvez seja verdade e esteja a contribuir para a infelicidade dos que mais ama. Mas há sempre hipótese de mudar, basta querer. Como dizia Lao Tsé “Uma boa viagem, começa sempre com um único passo”.
««»»

Mas antes de mais, aqui ficam os dados da minha recolha:

Informação estatística:
- 40 a 60% das mortes na Europa são atribuíveis ao álcool;
- Em Portugal, é a 4.ª causa de morte;
- Portugal é o 8.º país do mundo com maior consumo de álcool (não incluindo a produção caseira) e o 4.º em termos de vinho;
- 10% da população com mais de 15 anos é doente alcoólica;
- Num hospital geral 40% dos homens e 10% das mulheres são internados com problemas ligados ao álcool.

Consequências para a saúde (o que hoje parece inofensivo, tem consequências sérias a longo prazo):
- Alterações estruturais do aparelho digestivo, esofagismo, problemas no fígado, etc. (ah! E não é por acaso que o volume do abdómen começa a aumentar);
- Problemas cardiovasculares, AVC, anemia, etc.;
- Quadros de desnutrição muito graves (conheci um homem que chegou a pesar 40kg!!!);
- Elevada incidência de cancro em todos os órgãos;
- Ansiedade, alterações de humor, delírios, demência (conheço um homem que com menos de 50 anos não se lembra do que lhe dissemos 5 minutos antes e já não sabe assinar o próprio nome – é um caso grave), alucinações (conheci uma pessoa que estava a esfaquear uma mesa, porque dizia que estava cheia de bichos – era um caso de abstinência alcoólica sem acompanhamento médico), agressividade, diminuição da mobilidade, convulsões, etc.
- O álcool é um desinibidor para as tentativas de suicídio.

Problemas no trabalho:
- O álcool é responsável por 10% das quebras de produtividade;
- 76% dos alcoólicos têm problemas laborais (baixas frequentes, faltas ao trabalho, conflitos, baixa de rendimento, sinistralidade, mais sujeitos a despromoções e despedimentos).

O álcool nos jovens:
- Mais tendência para o insucesso escolar;
- Mais probabilidade de consumo de drogas ilícitas;
- Maior índice de violência;
- Maior deterioração na relação com os pais.

E finalmente… os problemas na família:
- 98% dos doentes alcoólicos têm conflitos familiares;
- O álcool é um factor de enorme stress para toda a família, principalmente com o cônjuge;
- Ajuda à desinibição dos impulsos sexuais e da agressividade;
- O alcoólico tem tendência a perder o papel parental (por ex., existem situações em que são os filhos que avisam os pais das suas consultas);
- Aumento da violência conjugal, parental e/ou dos filhos sobre o pai alcoólico.

O que deve fazer:
- As famílias não devem culpabilizar (o que não significa encobrir o problema), mas antes dialogar e negociar com o doente alcoólico e valorizar o que tem de bom;
- Os estímulos ao consumo devem ser controlados (nada de álcool em casa, evitar pessoas que incentivam à bebida, etc.);
- O alcoólico deve analisar, por si próprio, as vantagens e desvantagens de continuar ou não a beber;
- As famílias ou o próprio doente devem sobretudo procurar ajuda, nomeadamente falando com o médico de família (que por sua vez, poderá fazer o encaminhamento para uma consulta de alcoologia).

««»»

Nem só a família do alcoólico sofre, nem só as bebedeiras contínuas causam estragos.

A minha irmã foi atropelada por uma jovem condutora alcoolizada. Era dia de Natal e morreu nesse dia. Tinha 11 anos.

Beba com moderação! Pela sua felicidade e pela dos outros.

Foto: Google images – Autor não identificado

26 comentários:

  1. Ainda estou arrepiado com os dados que retiraste da formação. Já agora, obrigado pela partilha.
    Mas o que me deixou mais chocado foi a morte estúpida e inútil da tua irmã, devido a alguém que bebeu demais. Acredito que a outra pessoa se culpe até hoje, o problema é que não pode trazê-la de volta.

    Beijos. Espero que este texto acorde muita gente.

    ResponderEliminar
  2. O álcool não consola, não preenche os vazios psicológicos. Não compensa o homem. Pelo contrário, anima a sua loucura.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Oi, Mafalda
    Não sei se dá pra medir, mas assim como os tóxicos, o álcool para mim é um dos piores vícios.Lamentável é que a mídia impressa e escrita promovem e até estimulam o vício. E o governo às vezes até subsidia ou impõe baixa taxação de impostos sobre o produto. Para mim o mais preocupante é a imensa quantidade de jovens que estão mergulhando fundo nesse vício!
    Excelente, texto, Mafalda, prá variar, né, minha flor?
    Beijos com muito carinho!

    ResponderEliminar
  4. Mafalda,
    Em tempo: o pior de tudo são as vítimas. Infelizmente sua irmã, uma criança ainda, foi vítima de uma estupidez que não tem conserto mesmo!Muito triste!

    ResponderEliminar
  5. Olá Mafalda!

    Este tema merece destaque com certeza.
    Tenho uma opinião muito própria à cerca de vícios sejam eles quais forem.
    Acredito que a responsabilidade e a vontade de mudar podem resolver muita coisa.

    A solução para todos os problemas está dentro de nós, nunca na bebida ou outra droga qualquer.

    Minha querida, lamento pela tua irmã, ela está em bom lugar ... tu sabes :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olha Mafalda, para mim, o álcool é a pior das drogas que estão por aí. Você mesma trouxe as estatísticas. É uma tristeza.
    Bjssssssss

    ResponderEliminar
  7. Beba com moderação! Pela sua felicidade e pela dos outros.

    Esta frase diz tudo.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Olá Mafalda... os meus sentimentos pela tua irmã.

    O pior de uma grande bebedeira não é o mal que faz aos próprios, é o que faz aos outros.
    Ainda há dias recebi um email em que um jornalista relatava a conversa de uma jovem uns minutos antes de morrer, também foi atropleada por um condutor embriagado.

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  9. OI MAFALDA,
    EXCELENTE MATÉRIA.
    NÃO BEBO NEM SOCIALMENTE E TENHO VERDADEIRO PÂNICO QUANDO EM REUNIÕES DE FAMÍLIA ALGUÉM COMEÇA A SE EXCEDER.
    IMAGINO AQUELAS FAMÍLIAS QUE TÊM DE LIDAR DIRETAMENTE COM CASOS DE ALCOOLISMO. TAREFA ÁRDUA E QUE REQUER MUITA PACIÊNCIA E TOLERÂNCIA.
    PIOR AINDA QUANDO RESULTA EM MORTES, COMO NO CASO DE SUA IRMÃ.
    BEIJO.

    ResponderEliminar
  10. Amiga, você tocou num assunto muito importante e que com certeza mexe muito com você! Mexe com muitas famílias! Aqui no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro com a implantação da Blitz da Lei Seca com multas altas após o teste do bafômetro, muitas pessoas têm pensado duas vezes antes de Beber e depois dirigir. Torço para que em nossa nova geração essa conscientização seja fortalecida e que esse mau não se perpetue! Sinto por sua perda! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  11. Concordo que o álcool é mesmo um destruidor da felicidade familiar. Infelizmente conheço uma situação bem de perto e o pior é que a pessoa alcoólica não reconhece que tem um problema.
    Lamento imenso a perda da tua irmã nesse acidente. Se calhar a rapariga que a atropelou, nem costumava beber. Basta às vezes uma bebedeira de um dia. É triste.

    Beijos, Marina R.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sem duvida um destruidor de familia,e o problema é que a pessoa diz sempre que é a ultima vez,e o pior é quando deixamos de acreditar nela...

      Eliminar
  12. Olá Mafalda,

    Se levantar o véu um bocadinho da minha vida pessoal, posso afirmar que aturei quase 7 anos de sofrimento com alguém que bebia! Vai minando aos poucos, até que eu não deixei mais... Estou casada agora com um homem que não bebe, apenas socialmente e poucas vezes, a diferença nota se em tudo na nossa vida quotidiana. Lamento o que aconteceu na tua família! Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Felizmente não tenho ninguém na minha família com problemas de álcool mas tenho um colega de trabalho com 45 anos praticamente às portas da morte por ter dois cancros, um no fígado e outro na bexiga, por causa da bebida. Bebia muito e comia muito pouco e quando descobriu já era tarde demais.

    Tu infelizmente tiveste de uma forma trágica o exemplo que o álcool pode fazer com as pessoas que bebem e com as que não. Os meus pêsames pela tua irmã que ainda era uma criança.

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  14. Ola Amiga Obrigada pela sua visita, me trouxe muita alegria. que pena que meu blog não está abrindo direito? Isso não é legal.
    Se poder me dizer o que está havendo eu lhe agradeço. Assim eu trabalharei para que possa abrir direitinho. Obrigada.
    Quanto ao assunto desta sua postagem, agradeço que tenha falado sobre o mesmo, pois o alcool é uma doença que precisa de muitos cuidamos para que a pessoa que a possui seja libertada deste mal. Infelizmente nem sempre o carinho e a compreensão ajudam nesta libertação, porque a pessoa doente não quer, não consegue ou não pode se libertar dele, porque para ele a bebida é uma forma de amenizar sua dor. è muito dificl falar sobre o este assunto e mais ainda julgar os seres que bebem além do seu lemite.
    Um grande abraço para voce lhe desejando bom Final se Semana
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  15. Sabe num primeiro instante pensei em não ler o artigo, por que é complicado me traz muitas recordações ruins, pois meu pai depois da separação virou alcoolatra e foi muito triste pra min ver aquela situação, hoje ele refez a familia dele e se trata nos alcoolicos anonimos, uma verdadeira benção na vida dele e da familia. Mas no final posso imaginar a sua dor, tem coisas que só Deus pra tirar de dentro da gente, é tão dificil, mas acho que falar, orientar, é uma forma de cura. Com amor Eliane

    ResponderEliminar
  16. Destroi sim muitas familias :(
    E pior que destruir as proprias familias ( que já é mau demais) é destruir outras, como a tua.

    Lamento imenso a tua perda Mafalda.
    É por isto que detesto vicios do genero.

    ResponderEliminar
  17. Todo vício é algo doentil e precisa de cuidados de profissionais!!!

    Mafalda eu acredito que existe vida pós morte, acredito que morrer não é o fim.
    Mas lamento muito por sua irmã!!!

    Tenha um Abençoado Fim de Semana minha querida!!!
    Muita Luz!!!

    ResponderEliminar
  18. Oi?! Obrigada pela visita... o seu blog é muito agradavel e fala de coisas muito importantes e serias... tenha uma semana abençoada! Beijos!

    ResponderEliminar
  19. Já vi bem de perto o quanto a bebida destrói, por isso fiz a escolha de não beber, pena que no mundo de hoje, os jovens desde muito cedo, já bebem em exagero sem pensar nas conseqüências...

    Gostei muito do texto, bjo

    ResponderEliminar
  20. Oi Mafalda!

    Alarmante este texto. O mundo todo está padecendo deste mal, vitimando inocentes e desestruturando famílias. A responsabilidade é de todos nós. Bjs!

    ResponderEliminar
  21. Oi flor
    É alarmante o caso do alcool e infelizmente na nossa sociedade é muito comum e muitas vezes ate bonito
    As pessoas se preocuoam tanto com as drogas ilicitas e se esquecem do alcool q faz parte do dia a dia das pessoas e destroe a cada dia muitas familias
    Parabens pela postagem

    Tem selinho pra vc la no blog

    bjus

    ResponderEliminar
  22. Mafalda eu sofri este problema pessoalmente. Não é fácil. O meu casamento se foi, e o alcoolismo do meu ex marido não. Faz pena olhar para ele hoje, está se acabando a cada dia que passa. O pior é que não pede ajuda e quando alguém quer ajudá-lo ele não aceita, é muito triste. Eu não bebo por escolha, graças a Deus. Beijos.

    ResponderEliminar
  23. As associações anti alcoólicos são um ótimo caminho para quem quer se ajudar. Só consegue sair do vício aquele q quer se ajudar e se empenha por isso.
    Infelizmente a bebida ainda não é combatida pela sociedade. Beber socialmente é uma desculpa. Ela é um grande mal social, pior do q o fumo q atualmente esta sendo bastante combatido.

    ResponderEliminar
  24. Na madrugada de domingo , no casamento de meu cunhado , sobre o efeito do álcool , alucinei que uma pessoa tinha roubado uma maquina fotográfica , parti para violência , um esta com a face toda deformada devido ao nariz quebrado e o irmão dele com cinco pontos no rosto ! estou a 3 noites sem dormir arrependido , destruí amizades , confiança e respeito por causa da falta de controle , resolvi procurar ajuda e hoje vejo que o álcool é pior de todas as drogas !

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails