quinta-feira, 7 de abril de 2011

Educação financeira desde cedo

Nos dias de hoje, especialmente em Portugal, a crise financeira é um tema recorrente nos noticiários. Fala-se igualmente da iliteracia financeira de grande parte da população e de casos em que mesmo pessoas com vencimentos de 4.000,00 € mensais, conseguem estar assoladas de dívidas.

Na minha opinião, os pais devem assumir a responsabilidade de orientar os seus filhos para que, de futuro, estes não tenham problemas de maior.

A Letícia desde os dois anos que tem mealheiros onde vai colocando as suas moedinhas. Aliás, segundo os especialistas esta é a forma mais fácil de ensinar crianças pequenas a lidarem com o dinheiro, ainda por cima de forma divertida. (Em crianças maiores já poderá passar pela atribuição de uma mesada ou semanada).

Mais recentemente a minha filha pediu-me o último «livro de janelinhas» (é assim que ela lhe chama) que falta na sua colecção (são um conjunto de 4 livrinhos sobre números, letras, etc.). Podia perfeitamente comprar-lho, pois o livro até é baratinho. Mas lembrei-me de criar uma mealheiro só para este efeito. Então lá anda ela toda contente a juntar as moedinhas para o dito livro. No fim conta as moedas uma a uma e, depois do mealheiro estar fechado, abana-o, achando engraçado o barulho das moedas. Quando formos à loja, quero que seja ela a entregar o dinheiro em troca do livro. (Estou ansiosa por ver a reacção dela à sua primeira compra).

Mas o importante mesmo é que ela aprenda desde cedo a poupar e a dar valor ao dinheiro. Espero que isso lhe evite futuros dissabores.

E vocês, também usam estratégias para ensinar os vossos filhos a poupar?

Foto: Google images – Autor não identificado

16 comentários:

  1. Ainda não comecei, mas acho qe vou seguir a tua dica...
    :)

    ResponderEliminar
  2. sim, sim... é uma boa dica! o meu tem um mealheiro, uma carteira... gosta de juntar as suas moedas! e já aprendeu que não pode ter tudo o que pede, porque a mãe não tem dinheiro! é mesmo assim. :)

    ResponderEliminar
  3. O meu filho tem um mealheiro onde junta as moedas que lhe damos de vez em quando, por exemplo, um troco no supermercado, no café. Quando quer que eu compre alguma coisa, eu lembro-lhe que tem o mealheiro. Mas o espertalhão diz logo que não quer gastar o dinheiro dele.
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Os meus têm os dois um mealheiro onde também vão colocando as moedas.

    A menina que é mais velha, volta e meia, lá está ela a contar as moedas!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá minha querida!!

    Este tema é muito importante.
    Meu Diogo tem uma continha dele e um mealheiro, está sempre a guardar a latinha a ver quando a pode abrir e depositar os euritos, hehehe...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. As minhas tambem têm um mealheiro onde vão juntando as moedinhas e, apesar de ainda não o ter feito, tambem pretendo que elas utilizem o seu dinheiro para comprar algum brinquedo que queiram muito. Acho que é bom para elas terem a noção do dinheiro e que precisam de ir poupando as moedinhas para comprar o que querem.

    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Mafalda. Quando minha filha ainda estava morando nesse plano, antes de partir para o Mundo Espiritual, sempre lhe ensinei sobre vida financeira, mostrando-lhe, principalmente, a necessidade de se ter uma reserva para eventualidades e também, os perigos da compra estimulados pela mídia. Ela sempre entendeu e foi a filha mais maravilhosa que Deus pode me dar. Beijos e bela matéria.

    ResponderEliminar
  8. Bem visto. Para ser sincero, acho que a educação financeira deveria até ser uma disciplina a leccionar nas escolas. Assim poderia evitar-se muitas amarguras no futuro.
    Fazes bem em ensinar a tua filha desde cedo.

    Beijos

    ResponderEliminar
  9. é o que eu tenho de ensinar à minha filhota.
    confesso: ela ainda não o faz...

    beijos.

    ResponderEliminar
  10. Confesso que preciso urgente de começar a fazer o mesmo.
    As tuas dicas aqui foram muito boas, e claro, estás coberta de razão.
    É importante ensinar as crianças a lidar com o dinheiro, mas especialmente a dar-lhe valor no sentido de que ele não nos cai do Céu, e que para tê-lo precisamos trabalhar, ou seja, ser merecedores.
    Ensinar a poupar também é importante, evita o consumismo, pois a verdade é que nós, mães ( e pais ) muitas vezes damos aos nossos filhos muito mais do que eles realmente precisam porque cedemos aos seus caprichos, desejos ou mesmo porque nos dá prazer.
    Nesse aspecto, eu já tenho tentado colocar um travão e fazer a minha filha perceber que ela não precisa de ter tudo o que existe a venda, nem absolutamente tudo que os outros possam ter.
    Gostei do post.
    Beijos meus, querida.
    Angel.

    ResponderEliminar
  11. Mafalda,
    Hiper instrutivo o post.Conselho que deve ser seguido pelos pais. Os meus, desde pequenos, sabiam reconhecer os limites afetos a esse tema!
    Um beijo carregado de muito carinho!

    ResponderEliminar
  12. Sabes eu fui eduacada assim desde muito pequenina no mealheiro e depois os meus pais passavam-me o dinheiro para o banco e eu ficava toda contente em ver o dinheiro a crescer
    Parabens e; uma boa maneira de educar e criar responsabilidades
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Eu concordo com você temos que ensinar nossos filhos a usar o dinheiro. Aqui em casa o exemplo sempre fala mais alto, e tenho limites bem claros do sim e do não (por que pode me pedir mil vezes mas se não for época ou se não estiver precisando, o meu não, é não mesmo). Como sempre morrei longe de familia, eles sempre vão ao mercado, banco, e tudo comigo, isso ajudou bastante a educação. Na verdade hoje o mais velho está ficando até pão duro demais, estou trabalhando para ele entender que pode comprar, e a menina eu estou puxando por que quer comprar tudo. Bjs Eliane

    ResponderEliminar
  14. Oi Mafalda! Minhas duas filhas são completamente diferentes em muitos aspectos, mas um dos mais marcantes é o aspecto de valorização do dinheiro. A mais velha, desde pequenina, junto moedinhas em cofrinho, tem poupança, controla sua mesada e chega a ser "realista demais" no que diz respeito a gastar dinheiro. A pequena, desde muito pequena, adora o verbo comprar, seu passeio predileto é shopping e está dando um certo trabalho de ter sua formação financeira mais comedida, mais realista. Desde o ano passado tenho insistido em fazê-la juntar dinheiro para adquirir seus desejos materiais atraves de esforço próprio, mas ela já me disse, mãe: - para que trabalhar tanto e nunca ter dinheiro para fazer o que deseja??? Vai explicar.... é dureza! Mas tenho fé de que ela vai cair na real logo, logo... ótimo tema! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  15. Ainda não tenho filhos mas já apanho dicas tuas formidáveis! Obrigada:)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails