terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Por favor, sorria!

Durante a minha pesquisa constatei que o sorriso e a gargalhada (mesmo que inicialmente não tenhamos vontade de o fazer), estimulam a nossa felicidade.

Não acredita? Pois eu diria para pensar duas vezes antes de mostrar cara de poucos amigos.

De acordo com o psicólogo Israel Waynbaum, franzir o sobrolho (como o amiguinho aqui ao lado), induz a produção de «hormonas do stress», tais como o cortisol, a adrenalina e a noradrenalina. E é que as mesmas conseguem ser mazinhas, pois veja só: aumentam a pressão sanguínea (ai, ai… depois admiram-se que hajam tantos problemas cardíacos), reduzem a imunidade (já não basta estarmos deprimidos ainda apanhamos gripes, viroses e afins) e tornam-nos mais susceptíveis à depressão e à ansiedade.


Agora as boas notícias. Sorrir reduz as ditas «hormonas do stress» e ainda ajuda a produzir uma série de «drogas naturais» que induzem a felicidade, como as endorfinas (só esta substância é 3 vezes mais forte que a morfina – ai se muita gente soubesse disto, as desgraças que se evitavam…), assim como os linfócitos T, glóbulos brancos responsáveis pela imunidade celular (prevenindo doenças, reduzindo a dor e acelerando a cura). Já agora, se puder dar uma boa gargalhada, melhor ainda – o efeito do sorriso é multiplicado.


Quanto a mim, vou tentar sorrir mais vezes. Até porque a boa disposição é contagiosa e poder gerar uma corrente indutora de felicidade, é uma ideia que me agrada.

Fotos: Google images - Autor não dentificado

14 comentários:

  1. Concordo plenamente!

    (No entanto, nestes dias está a ser dificil sorrir, pois aqui o dentinho é um chato do caraças e não deixa. Mas, eu já lhe estou a tratar da saude e em breve haverá muitos sorrisos e gargalhadas.)

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. sorrir é um santo remédio, já dizia minha vó, ou será que era minha tataravó....não importa.
    pare na frente do espelho, lembre de algo muito
    bom e sinta o prazer de sorrir para vc mesmo,
    nem precisa mostrar os dentes; fez?
    tenho certeza que o seu dia será maravilhoso.
    experimente !
    se não der certo, coloque no espelho a foto desse gatinho rindo; infalível !
    adorei o post.

    ResponderEliminar
  3. Mafalda, tô precisando dar umas boas gargalhadas, aliás comecei... vc. alegrou meu dia, bjsssss

    ResponderEliminar
  4. E viva a risota... já dizia o outro: rir é o melhor remédio!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Sorrir é bom e só faz bem á saúde! É só vantagens!

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  6. "E o que se diz por aí,o mundo é um espelho, pois se sorrires para ele, ele sorrirá para ti ..."

    Sorrisos meus.

    ResponderEliminar
  7. MAFALDA, grato p/ comentario no ARCA do CONHECIMENTO e p/ palavras. Abrçs. Roy Lacerda.

    ResponderEliminar
  8. Um sorriso (um bocadinho dorido), para ti!!!
    :)

    ResponderEliminar
  9. Eu estou sempre bem disposta e com duas crianças,há sempre motivos para sorrir :)

    Também tenho meus momentos de "franzir o sombrolho", mas duram pouco tempo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Olá Mafalda, para quem gosta de sorrir como eu, ler um texto desse nível, me estimula a continuar sorrindo...!!!


    Beijinhos...
    Muita LUZ!!

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro sorrir, adoro sorrir e acima de tudo adoro dar umas boas gargalhadas :)
    E nos dias em que isso acontece sinto-me óptima!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente. Nem sempre é fácil sorrir, mas há que fazer um esforço.

    Beijos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails