quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Como encontrar o seu Propósito de Vida


"Escolha um trabalho que ama,
e nunca terá que trabalhar um dia na sua vida."
Confúcio


Li algures que só cerca de 10% da população mundial se sente totalmente realizada profissionalmente. Estas pessoas sentem que estão a concretizar o seu propósito de vida, pelo que o seu trabalho ao invés de uma obrigação, é considerado um verdadeiro prazer.

Na verdade, poder concretizar o seu propósito de vida - aquele sonho que provavelmente acalenta no seu íntimo, mas pelo qual nunca teve coragem de lutar - contribuirá fortemente para a sua felicidade. E o melhor de tudo, é que ser feliz profissionalmente, poderá influir positivamente noutras áreas da sua vida, contribuindo para o seu bem-estar global.

Contudo, o primeiro passo para concretizar o sonho da sua vida, é justamente defini-lo. Se para umas pessoas essa é uma tarefa fácil, outras há que ainda não descobriram a sua paixão. Deixo aqui 10 dicas para encontrar o seu propósito de vida:

1) Torne-se consciente da sua situação actual – considere com toda a honestidade, se o que está a fazer actualmente o realiza completamente. Se a resposta é negativa, é um sinal de que não pode deixar a sua vida passar-lhe ao lado, sem lutar por algo que realmente o motive. Isso não significa que tenha de desistir do seu emprego actual (na maioria dos casos isso seria irrealista e até irresponsável). No entanto, poderá lutar simultaneamente pelo seu sonho.

2) Faça uma lista das actividades em que é realmente bom – por vezes nem nos apercebemos das coisas que realmente fazemos bem, por isso medite um pouco acerca dos seus talentos: pode ser bom a falar em público, a escrever, a tomar conta de crianças ou de idosos, a organizar, a explicar coisas aos outros, a tocar um instrumento musical, a cantar, a pintar, a tirar fotografias, a vender produtos, a construir ou reparar, a fazer jardinagem, a receber hóspedes, a cozinhar, a fazer limpezas, a ser um activista político…

3) Defina as actividades que trazem significado à sua vida – estas são as actividades que considera que o fazem sentir-se útil perante os outros, o mundo ou até a si mesmo. Qualquer uma das actividades que referi anteriormente podem ser sentidas dessa forma. Por exemplo, pode ser muito bom a tirar fotografias e sentir que essa actividade não traz qualquer significado à sua vida. Mas pode sentir que ao realizar trabalho voluntário está a ser útil aos outros, o que acaba por fazê-lo sentir-se bem.

4) Defina as actividades que lhe dão prazer – são aquelas actividades que o excitam só de pensar nelas, aquilo que se costuma dizer que até pagava para fazer. Pode ser algo no seu trabalho que lhe dê mais entusiasmo, pode até ser um hobby ou aquele sonho secreto que acaba por ter vergonha de expor. Sem qualquer embaraço, e sendo muito honesto, refira se são actividades relaccionadas com moda, arte, escrita, informática, cozinha, trabalho com crianças, etc.

5) Enumere os assuntos pelos quais tem um nítido interesse – basta pensar no género de livros que gosta de ler, nas revistas que devora assim que chegam às bancas, nos filmes ou séries televisivas que não perde, os blogs ou sites da Internet que costuma seguir, etc.

6) Das várias listas que redigiu, analise as actividades que se sobrepõem e escolha a que lhe suscita mais interesse – se por exemplo sentir que é bom a pintar, esta actividade dá significado à sua vida e tem muito prazer em realizá-la, pode ser esta a vocação. Não necessita de deixar a sua actual carreira para cumprir o seu sonho. E, em simultâneo, não necessita de abdicar do seu sonho, porque já tem uma carreira completamente diferente.

7) Obtenha o máximo de informação acerca da actividade escolhida – o próximo passo é estudar sobre o assunto. Procure livros, sites na Internet, frequente cursos, veja programas televisivos sobre o assunto, tire apontamentos, etc. Lembre-se que se quiser ser bem sucedido nesta actividade, a sua formação é muito importante.

8) Delineie um plano para alcançar o seu sonho – depois de definir o seu objectivo principal (que é alcançar o seu propósito de vida), divida-o em pequenas tarefas que possa realizar todos os dias. O sucesso alcançado em cada tarefa concretizada, poderá ser bastante motivador.

9) Dedique tempo à sua paixão - reorganize a sua vida de modo a que tenha sempre um pouco de tempo por dia para dedicar à sua paixão – nem que tenha de se levantar um pouco mais cedo, de dedicar parte da sua hora de almoço, ou de despender meia hora ao fim do dia. Mas nunca deixe de lutar pelo seu objectivo, um pouquinho, a cada dia que passa.

10) Seja persistente – se quiser viver exclusivamente da sua vocação (nem todos quererão fazê-lo, depende do gosto de cada um), terá de ser persistente. Não pode ser ingénuo ao ponto de acreditar que tudo acontecerá sem o mínimo de esforço da sua parte. Pode ter um golpe de sorte, mas provavelmente, o seu sonho levará algum tempo a concretizar (meses ou até anos). E não desista perante a primeira adversidade. Que seria dos Beatles se tivessem desistido do seu sonho, perante os comentários negativos que receberam de alguns produtores discográficos?

««»»

Espero que estas dicas o ajudem a concretizar o seu propósito de vida. No que respeita a quando começar: a hora é «já». O tempo passa, cada minuto é precioso, por isso não deixe que a vida lhe passe ao lado. Vá à luta e seja feliz!

Foto: Google images - Autor não identificado.

Fontes: BEN-SHAHAR, Tal; Aprenda a Ser Feliz; Lua de Papel, 1.ª Edição; Maio de 2008.

13 comentários:

  1. como de costume, boas dicas.
    duvido é que nesse estudo falem dos tugas nesses 10 %.

    beijos.

    ResponderEliminar
  2. Very nice post! Bem, a minha situação actual não é a que sonhei, mas como o sonho comanda a vida, um dia chegarei lá.
    É verdade, continuo a manter a minha resolução: tabaco nem vê-lo. I'm a winner. (Hoje estou numa de inglês... lol).
    Beijos e obrigada pelos teus posts sempre tão positivos.

    ResponderEliminar
  3. Olá Sonhador, na realidade, essa dos 10% era uma citação num artigo de um psicólogo. Não referia nenhuma nacionalidade especifíca. Mas temo que a situação global portuguesa não seja famosa. Mas também acredito que hajam alguns bons exemplos em Portugal.

    Pedro, realmente és um winner. Parabéns, relativamente ao tabaco.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. A Oprah costuma falar muito nisso, em lutar pelo nosso propósito de vida. Realmente temos de lutar pelos nossos sonhos. A vida é só uma!
    Obrigada pelas dicas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais obrigado pela visita. Quanto ao teu post, concordo plenamente contigo, no entanto nem sempre é possivel fazermos o que realmente gostamos. No entanto acho que dentro do que fazemos há que avaliar o de bom podemos tirar. Há sempre algo bom, , mais que não seja podermos chegar ao fim do mês com o nosso ordenado na nossa conta, coisa que hoje em dia é cada vez mais dificil.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. N fazia ideia q havia tantos insatisfeitos a nível profissional, afinal somos muitos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Amiguita!!! Tenho outro motivo para voltar ao mundo dos blogs :)
    Depois falamos melhor..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Hum, só espero que seja o que estou a pensar.
    Beijinhos, amiga.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo seu blog. Adoro o seu blog e foi muito bom descobri-lo e estou a segui-lo, bom ano, Yolanda ( cantinhodaheidi.blogspot.com) Açores

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelo texto, são ótimas dicas para ajudar quem, como eu, necessita organizar seus pensamento para identificar ao que quer dedicar seu tempo.

    ResponderEliminar
  11. Excellent аrtіcle. Keеp posting such
    kind of informatіon оn your blog.
    Im reallу іmpressed by іt.
    Thanκs foг shaгing youг thoughts abοut loѕe ωeіght without dіeting.
    Regards
    Here is my web-site - lose weight fast without exercise

    ResponderEliminar
  12. Faz falta por cá!!
    Espero que a viagem esteja a correr bem!
    Boas férias!
    Margarida

    ResponderEliminar
  13. Gostei mesmo deste texto, tenho que o cumprir para este novo ano!

    Feliz Ano Novo querida Mafalda, e continua com o teu excelente propósito de vida. Sinto mesmo que tenho muito a aprender contigo-

    Um beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails