quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dicas para serem bons pais

A actividade especial em família, da semana passada, foi levar a Letícia a ver o Noddy. Deitou-se na caminha dele, conduziu o seu carrinho, fez pinturas e quase delirou quando o viu chegar com a ursinha Teresa.

Eu aproveitei para sondar uma feira de livros que por ali havia e acabei por fazer uma aquisição (é mais forte que eu... não posso ver um livro à frente). Comprei um livro um pouco mais «leve» do que o habitual. Aliás, o título diz tudo: "Guia para Donas de Casa Desesperadas". De qualquer modo, não podia deixar de vos transmitir algumas dicas para serem bons pais expostas neste livro, até porque têm base científica (acrescentei ainda algumas informações decorrentes das minhas pesquisas):

1 - Mostre todo o seu amor - Não basta sentir que ama os seus filhos, é necessário dizê-lo todos os dias. E não se importe de mimar os seus filhos com beijinhos e abraços, só os fará sentir amados e com confiança em si.

2 - Ouça os seus filhos - Se os escutar, eles perceberão que dá importância à sua opinião e que está interessado no que lhe dizem. Como li num outro livro, é importante que ouça as pequenas coisas do dia-a-dia, para que um dia o seu filho se sinta à vontade para falar de assuntos ou problemas maiores.

3 - Faça os seus filhos sentirem-se seguros - Conforte os seus filhos quando estiverem assustados, procure uma solução para os seus problemas e mostre-lhes que fez algo para os proteger.

4 - Dê ordem às vidas deles - Mantenha um horário para as refeições, sestas e hora de deitar. Se tiver de mudar o horário, explique-lhes a mudança antecipadamente. Este aspecto também imprimirá segurança à vida dos seus filhos, pois saberão com o que podem contar.

5 - Elogie os seus filhos - Quando eles aprendem alguma coisa nova ou se portam bem, elogie-os por isso. Lembre-se que são necessários, em média, 5 comentários positivos, para desfazer os efeitos nefastos de 1 comentário negativo.

6 - Critique o comportamento, não o seu filho - Quando o seu filho erra também terá de o chamar à atenção, só assim ele distinguirá os comportamentos correctos dos incorrectos. Deve em primeiro lugar criticar o comportamento, como por ex.: "Correr para a estrada sem olhar não é seguro". De seguida explique-lhe qual o comportamento correcto: "Primeiro tens de olhar para os dois lados e certificar-te de que não vem nenhum veículo na estrada". Jamais faça uma crítica pessoal à própria criança, pelo que expressões como "És mesmo mau, nunca me ouves", devem ser evitadas a todo custo.

7 - Seja consistente - As regras deverão ser claras e consistentes, e praticadas por ambos os pais. Fale igualmente com as pessoas que convivem com a criança (avós, ama...), para que estes conheçam e cumpram as regras estabelecidas. Não há comportamento pior para uma criança do que ver algo recusado por um pai e aceite pelo outro (trata-se de desautorizar o primeiro). E já agora, assegure-se de que quando diz não a alguma coisa, não vai recuar perante um birra. Isso vai ensinar aos seus filhos que se fizerem birra conseguirão sempre o que querem.

8 - Passe tempo com os seus filhos - Dedique tempo aos seus filhos para fazerem coisas juntas como ler, passear, jogar, etc. O mau comportamento de uma criança é normalmente uma forma de chamar a atenção dos pais. Se lhes dedicar algum tempo por dia, em actividades conjuntas, verá como os seus comportamentos melhoram. É claro que poderá ter de modificar o seu próprio comportamento, se for um Workaholic, se quando chega a casa só quiser ver televisão ou estar no computador. Afinal o que é mais importante, essas actividades que lhe roubam o tempo ou estar algum tempo em exclusivo com os seus filhos?

Foto: Google images - Autor não identificado

Fonte: JONES, Caroline; Guia para Donas de Casa Desesperadas; Everest Editora; Rio de Mouro; Junho de 2006.

7 comentários:

  1. oi!
    obrigada pela visita...adorei!!
    to te seguindo, seu blog ta lindo!!Adorei!

    ResponderEliminar
  2. Concordo com todas dicas. Acho que nunca li assim um texto tão explicito, mas de ler uma coisa aqui, ouvir uma coisa ali já tinha interiorizado estas noções e ponho-as em prática todos os dias.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Mafalfa, te felicito por este post. Repara que nós como maes "modernas" sempre estamos buscando a perfeicao para que os nossos filhos tenham uma vida tranquila, estavel, com amor. Muitas vezes sabemos o que fazer, mas pela vida social que levamos esquecemo-nos no nosso cuotidiano como reagir con eles... com pequenas coisas. Que bem que nos recordaste e peco-te que de vez en quando o facas pois só te vou agradecer imenso... Muito obrigada e um beijinho daqueles, das Tugas :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails