sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Como cumprir resoluções que o façam feliz

Existem algumas resoluções que sabemos à partida, que se as cumpríssemos, nos tornariam mais felizes. Por exemplo começar uma dieta para ficar mais magro (devo ser a única que às vezes faz dieta, mas para ficar mais gorda), tornar-se mais organizado (é uma chatice viver no meio da confusão), fazer uma alimentação mais saudável (esta é uma das resoluções que preciso de tomar), deixar de fumar, etc.

Eu, tal como muitas pessoas, era perita em começar a cumprir as minhas resoluções e abandoná-las pouco tempo depois. O meu entusiasmo inicial era substituído por uma apatia inexplicável, que me levava a desistir dos ansiados objectivos. E porquê? Talvez nem fosse culpa minha, mas a estratégia que estava a utilizar estava totalmente errada.

Hoje sou bem mais cumpridora. Por exemplo, uma das minhas resoluções foi dispensar 30 minutos do meu tempo diário para pesquisar sobre o tema da felicidade. Assumindo a atitude certa, tenho conseguido cumprir esta resolução desde há uns bons meses. E o melhor, é que realmente me está a fazer mais feliz.

««»»

Vou partilhar convosco dicas para cumprirem resoluções que vos façam felizes, aquelas que comprovadamente dão certo:

- Identifique as resoluções que quer passar a cumprir e anote-as por escrito;

- Das resoluções identificadas, seleccione, no máximo duas – de acordo com Tal Ben-Shahar, não se devem iniciar mais de duas resoluções de uma vez. Para ter sucesso, necessita de tornar estes comportamentos em hábitos, antes de tentar cumprir novas resoluções;

- Redija um plano, onde inclua as tarefas necessárias para concretizar a sua resolução e respectivas datas para a sua realização;

- Quando o que pretende é alcançar um grande objectivo, divida-o em pequenas metas e atribua uma recompensa a si mesmo a cada sucesso alcançado (uma viagem, uma compra, um ponto anotado no seu caderno, etc.) – segundo Richard Wiseman, o alcançar de metas mais pequenas será uma motivação para lutar por um objectivo maior – é mais fácil perder 500g num mês, do que pensar em perder 6 Kg num ano;

- Seja específico na descrição das metas menores – se o seu grande objectivo é praticar uma alimentação mais saudável, especifique na meta mais pequena, que irá passar a comer pelo menos três peças de fruta por dia;

- Deve ritualizar o comportamento escolhido para cumprimento da sua resolução, realizando-o todos os dias – estudos indicam que o mais difícil é cumprir a sua resolução nos primeiros 21 dias, mas se conseguir passar esta barreira (com muita autodisciplina, diga-se), conseguirá encarar a sua resolução como um hábito da vida diária (tal como pentear o cabelo: todos nos penteamos – ou quase todos - mas já nem paramos para pensar que temos de o fazer, é quase um gesto automático da nossa rotina diária).

- Mantenha um caderno onde registe os sucessos alcançados, focando-se nos benefícios que isso lhe trouxe – anotar os progressos diários pode ser um incentivo ao cumprimento da sua resolução;

- Peça apoio às pessoas que lhe são próximas para o ajudar a cumprir a sua resolução – comentários de gozo por parte dos «amigos», quando um homem quer deixar de beber, poderão desmotivá-lo;

- Compartilhe os seus sucessos e/ou possíveis recaídas, com quem esteja a lutar pela concretização das mesmas resoluções – através de fóruns da Internet, grupos de ajuda, etc.

- Se tiver uma recaída, ou não conseguir alcançar um objectivo na data prevista, não desista, reajuste o seu plano e delineie outros prazos ou tarefas para alcançar os seus objectivos.

««»»

Resta-me desejar boa sorte no cumprimento das vossas resoluções. Eu pude comprovar de que isso é possível.

Foto: Google images - autor não identificado

Fontes: BEN-SHAHAR, Tal-Ben; Aprenda a Ser Feliz; Lua de Papel, 1.ª Edição; Maio de 2008.

12 comentários:

  1. A realizar para nos sentirmos melhor.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Vou tentar cumprir uma resolução: deixar de fumar. Mas só começo a 1 de Outubro, que é para começar no início do mês. Pode ser que seja desta, há anos que tento.
    Obrigada pelas óptimas dicas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. ola. andas memso balançada para comprar a MFP. aqui no lidl de braga aidna tem. custam 45€. procura ai na tua zona...de certeza que não te vais arrepender...o pao fica mesmo super fofinho!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É verdade, são só influências...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. "Hoje sou bem mais cumpridora."
    Acho que só por aqui...já estás a "cumprir" um dos pontos fundamentais para seres feliz...

    beijo

    ResponderEliminar
  6. A amiga Gracinda não podia deixar de publicar aqui o seu contributo!
    Em tão pouco tempo e já 3540 visitas ao seu blog é mesmo de enaltecer.
    PARABÉNS BEM MERECIDOS!
    Quanto às resoluções a cumprir para nos sentirmos cada vez mais felizes é mesmo o CAMINHO A SEGUIR.
    Obrigada pelos contributos que tem dado ao meu blog: gracindatavaresdias pintora.blogspot.com
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Não podia deixar de te contar isto: desde 1 de Outubro que não fumo. Não posso dizer que foi fácil, mas estou a conseguir. A tal ponto, que começa a fazer-me impressão estar junto de pessoas que fumem.
    Acho que te devo um grande OBRIGADO!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Caro Pedro MG,
    nem imaginas como me fazes feliz com este teu último comentário.

    Não tens que me agradecer a mim, mas sim a ti próprio. O mérito foi todo teu, mas não posso deixar de ficar contente por trazeres para a realidade o que escrevi neste post.

    O meu marido também nunca mais voltou a fumar e, do mesmo modo, hoje em dia faz-lhe impressão o cheiro a tabaco.

    Beijinhos e boa sorte

    ResponderEliminar
  9. Amiga querida, seu texto e' tudo o que preciso nesse momento! Vou imprimi-lo e prende-lo no meu quadro de sonhos em casa e na minha mesa de trabalho! Como estou de ferias e teoricamente com tempo livre para me organizar melhor..(mas quem pensa em organizacao, planejamento e disciplina em fe'rias???) Ja' mudei minha alimentacao, ainda nao comecei as caminhadas pois nao para de chover, ja reiniciei meu tratamento de drenagem linfatica e hoje tenho uma consulta de iridologia (analise da iris para identificar o'rgaos em desequilibrio) e depois comecarei acupuntura para "regular a ansiedade e a busca de prazer atrave's da alimentacao". O meu maior desafio sera' apos fevereiro quando a rotina de trabalho retornar e meu tempo pessoal escoar.... A dureza sera' a Sandra profissional ceder tempo para as demais Sandras..... Mas 2011 sera' um ano em que sera' um ano mais simples de se trabalhar para conseguir trabalhar do que foi 2010...como me disse ontem uma terapeuta holistica!!! Tenho F'e! (isso foi uma carta nao um comentario!rsrrsr)
    bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  10. Realmente é importante se organizar e não desistir das metas. O melhor é contar com o apoio das amigas, amei o post. Bjs Eliane

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails