terça-feira, 3 de agosto de 2010

O prazer da escrita

"(...) qualquer pessoa tem sempre uma boa história para contar,
e faz parte da condição humana
dividir um pouco de sua experiência com os outros".
Paulo Coelho

Tenho várias paixões na vida. Uma delas é a escrita. A escrita permite-me ir ao encontro de mim mesma, descobrir quem realmente sou e o que realmente me faz feliz.

A minha mãe ensinou-me a ler e a escrever com 3 anos. Pegou-me o gosto pela leitura. A qualquer lado que ia, pedia-lhe para me comprar um livro. Confesso que a minha primeira referência... bem, foi o Pato Donald. Foram essas as minhas primeiras leituras. Depois, eu própria desenhava os meus personagens (uns rabiscos, para ser honesta) e tentava criar uma história em quadradinhos.

Seguiu-se a fase das histórias de encantar, com muitas princesas, fadas e bruxas más, pelo meio. Pouco depois, as histórias de aventuras (confesso que imaginava ser eu a heroína, só mudava o nome para disfarçar - talvez um pouco egocêntrico da minha parte). Na conturbada fase da adolescência rendi-me à poesia. Pelo meio, escrevi uma série de diários.

Qual o prazer dos diários? Podemos desabafar quando estamos tristes, podemos registar as nossas lembranças felizes, podemos sonhar com um futuro melhor, podemos ser felizes no presente só pelo prazer da escrita. Ao reler um diário, recuamos no tempo. Recordamos os momentos felizes com os que já se foram, parece que viajamos novamente para os locais que nos marcaram, recordamos a primeira vez que o nosso bebé deu uns passinhos...

Confesso que no início estava bastante apreensiva relativamente a escrever num blog. No entanto, e principalmente pelas palavras de carinho e incentivo deixadas através dos comentários, estou a adorar esta minha nova forma de escrita. Não sei o que irá reservar o futuro, pois com o regresso ao trabalho, o meu tempo escasseia. Mas presentemente, confesso que esta fase «bloguista» (suspeito que esta palavra não existe) me está a proporcionar bons momentos de prazer. É a paixão pela escrita a falar mais alto.

6 comentários:

  1. Mafalda, escreves muito bem. Acho os teus textos excelentes. Espero que quando voltares ao trabalho continues a vir aqui.

    E não desistas desta tua pesquisa sobre a felicidade. Ao ler-mos estes textos, também nós aprendemos a ser felizes. Obrigado por isso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. lol... a tua primeira referência, o Pato Donald, deve ser a primeira referência de toda a gente. Acho é que nem todos o dizem. Eu ainda hoje gosto de BD!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Comentário no Facebook:

    ANA P.G.- Quem não gosta do pato Donald e de todas as suas "trapalhadas"! Continua a escrever. A tua escrita faz-nos sonhar.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Comentário no Facebook:

    Isabel D. - Olá amiga, bem ... o teu blog está um espectáculo, realmente faz-te sentir bem a ti e a quem lê. beijinhos e parabéns pelo blog...
    Aproveita os últimos dias de férias na companhia da tua princesa... que depois é a minha vez ... Yes!!! Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Olá Primita!
    Como eu entendo a tua necessiade e gosto pela escrita!
    Admiro a simplicidade da tua escrita, a humildade, a tua ambição, a tua força, coragem e determinação em vencer, mas principalmente a tua brilhante capacidade em traduzir a felicidade que trazes espelhada na alma!
    Adoro-te!
    Espero que a tua busca pela felicidade seja eterna e repleta de sucessos!

    ResponderEliminar
  6. Querida como sempre, primita. Também gosto muito, muito de ti.

    Beijinhos, cheios de saudades!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails